sábado, 10 de janeiro de 2009

Seguir a tendência - Trend following

“Trend following” é uma técnica de investimento que pode ser aplicada em ações e futuros. Livremente traduzido por mim, como Seguir a Tendência.

Esta técnica envolve três decisões que devem ser tomadas inicialmente:

1. Que ações ou ativos escolher

Em linhas gerais, considero evitar ações de preço unitário muito baixo, ainda que alguns investidores operem estes papéis (“micos”?). Preços de centavos muitas vezes representam ações de empresas concordatárias ou com problemas muito sérios.

Segunda questão importante, um mínimo de liquidez, para poder permitir uma movimentação e uma eventual saída honrosa do papel, caso seja necessário


2. Quais os pontos de entrada

Olhar as resistências e suportes, combinadas com algumas média móveis. Acompanhar o movimento do volume diário. Esta certamente será a parte mais fácil do trabalho.

3. Quais os pontos de saída

As saídas são talvez a parte mais importante quando você conduz um trade. Esta saída, afinal, é que vai definir seu ganho ou perda na operação. Provavelmente você vai usar um oscilador, talvez combinado com alguma média móvel. Questão difícil é que tanto mais indicadores você usar mais difícil vai ficar para conseguir analisar os movimentos, inclusive seus indicadores poderão apontar para direções diferentes.

Certamente você deverá ter pré-definidos todos os parâmetros antes de iniciar o trade. E, sem dó nem piedade, caso atingidos seus parâmetros, saia do trade. Prejuízos em bolsa de valores evoluem de forma extremamente rápida.

Tipicamente, você irá montar operações do tipo Swing Trade, ficar posicionado alguns dias, talvez semanas no papel. Mas estabeleça um período máximo de tempo que você está disposto a esperar.

Importante imaginar a estratégia desde o início, para que você não fique tentado a mudar a estratégia no meio da operação, passando a ser um “holder” esperançoso.

Apesar de achar interessantes os estudos que olham os dados passados, chamado de back testing, creio que devemos ressalvar que o mercado amanhã não será igual ao que foi ontem. A cada dia, novos investidores entram no mercado, outros saem, a maioria vai ajustando suas estratégias.

Entenda também que a única estratégia conservadora em renda variável é “Buy and Hold” (comprar e guardar). Há imensos riscos em ser um swing trader, ainda que a recompensa possa ser muito compensadora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário