domingo, 18 de janeiro de 2009

Ramificação piramide Madoff no Brasil

O suposto esquema fraudulento montado pelo ex-presidente da Bolsa Nasdaq Bernard Madoff provocou perdas de "dezenas de milhões de dólares" a investidores brasileiros. É o que afirma o advogado americano David Rosemberg, que conta ter sido procurado por investidores do país que estudam entrar na Justiça dos EUA para recuperar suas aplicações.
Rosemberg afirma que já foi contatado por mais de 15 brasileiros (investidores individuais e assessores financeiros) de "São Paulo, Rio Janeiro e outras cidades" que aplicaram com Madoff -por questões éticas, o advogado diz não poder revelar os nomes.
Segundo ele, nenhum dos investidores aplicou diretamente com o gestor, mas por meio de bancos como Safra, Santander e UBS e do fundo norte-americano Fairfield Greenwich, além de outras instituições no país, nos EUA e na Europa.
"Muitos deles ficaram surpresos ao saber que o dinheiro estava aplicado com Madoff.
Alguns não sabiam, nunca foi revelado para eles. São situações distintas sobre como cada um acabou envolvido, cada investidor tem uma história diferente", afirma Rosemberg. No Brasil, o Safra afirma que não intermediou a venda de investimentos em fundos de Madoff, mas não descarta que clientes brasileiros de bancos do grupo no exterior tenham aplicado. O UBS Pactual diz que o produto não fazia parte das suas recomendações para os clientes brasileiros da área de gestão de fortunas. Clientes do banco na Suíça podem ter tido perdas com a fraude.
Já o Santander diz que não vendeu no Brasil produtos com exposição à fraude. O Santander espanhol, porém, confirma que sua gestora de "investimentos alternativos" Optimal Strategic tinha um fundo com posição em ativos de Madoff.

Um comentário:

  1. Apenas chamando a atenção...

    Se o esquema fraudulento do megainvestidor Bernard Madoff tivesse sido criado no Brasil, travestido de Fundo de Investimento, nenhum de seus cotistas deveria fazer um mínimo de marola, pois, em virtude das quebras de Fundos de Investimentos em 1999/2000, o governo fhc alterou a legislação para que as dívidas dos Fundos de Investimentos fossem HONRADAS, apenas e tão somente, pelos Cotistas, isto é, não caberia nenhuma Responsabilidade por seus Administradores, algo como, se voce escolheu um Administrador RUIM o problema é só seu...

    Abraços,

    Plinio Marcos

    ResponderExcluir