quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

Previsão para Bovespa 2009

A conferir...
Otimista eu diria, evolução de 30% em 2009.


-----------------------------------------

A Ágora, maior corretora de pessoa física da bolsa, estima que o Índice Bovespa pode fechar o ano em 48.631 pontos. Em relatório enviado aos clientes, a corretora, que foi comprada no ano passado pelo Bradesco, avalia que o ano começa com preocupações, mas deve terminar bem para o mercado acionário. Durante o ano, há grandes chances de assistirmos a muitos indicadores negativos para as economias local e internacional e para as empresas, avalia o relatório. Além disso, o potencial de alta embutido na projeção, de 30% em relação a 31 de dezembro de 2008 e de 14,93% sobre o fechamento de ontem, significam uma relação risco/retorno apertada ante os juros básicos, estimados pela corretora em 12,8% para este ano.

Usando o modelo de projeção de fluxo de caixa para as empresas e a relação Preço/Lucro projetado, a Ágora estima que o valor justo do Ibovespa seria 57.213 pontos. Mas, diante do ambiente complicado com relação ao crédito, investimentos estrangeiros em emergentes e incertezas sobre as economias desenvolvidas, a corretora resolveu reduzir em 15% a projeção, para os 48.631 pontos.

A corretora trabalha com queda de 11% no lucro das empresas que acompanha (que representam 82% do Ibovespa) e de 25% na geração de caixa este ano sobre 2008.

2 comentários:

  1. Hehe, na verdade foi 80% de valorização nesse ano. Confiar nessas corretoras é pedir para perder dinheiro.

    ResponderExcluir