sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

Analise técnica

Olhar gráficos é uma forma rápida e barata de analisar ações. Mas a análise técnica é mais do que simplesmente procurar padrões de figuras em gráficos. Se você usa análise técnica, precisa usar com sabedoria as vantagens do método.

1. Mantém o foco no movimento de preços: vemos se os preços estão se movendo ou não, os momentos em que existe o movimento e até a força do movimento.

2. Você tem a chance de ver e analisar as tendências das cotações de preços.

3. Padrões são facilmente identificáveis. Mas um padrão não é garantia de que você conseguirá prever para onde os preços vão se mover. Ao mesmo tempo que experiência é importante, o mercado pode se comportar de maneira totalmente inesperada. Apesar de que existem formações em candlesticks que são muito poderosas, como os "enforcados" e "shooting star".

4. Gráficos são rápidos e baratos, graças aos softwares. Certamente sua corretora terá disponibilizado um pacote de ferramenta bem básico de gráficos. Se você opera mais frequentemente, pode até ganhar um serviço gráfico de mais qualidade. Já vi pessoas operando com corretora de bancos, que não ofereciam praticamente nada em termos de gráficos. Se for o seu caso, avalie ir para uma corretora que te ofereça um serviço melhor.

5. Gráficos te oferecem muita riqueza de informação. Máximos, mínimos, abertura, fechamento, volume, rompimentos de médias. Aliás, a maioria dos indicadores utilizados pela análise técnica é baseada em rompimentos de médias móveis, geralmente entre uma média de curto prazo, uma média de prazo médio e uma média de longo prazo.

Cuidado, entretanto. Existem infinitos indicadores, osciladores, médias móveis. Não tente usar todos. E tenha em mente que, se procurar, você acaba achando todo e qualquer padrão que você quiser, seja variando o tempo do gráfico, olhando todos os papéis ou trocando o indicador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário