quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Dividendos

Após receberem dividendos polpudos no passado relativos ao exercício de 2007, os acionistas poderão se confrontar neste ano com uma distribuição menos generosa de lucros por algumas companhias. A Renner decidiu reduzir de 75% para 25% a parcela dos ganhos paga aos detentores de suas ações, e é possível que o exemplo seja seguido por outras empresas. Muitos não gostaram da notícia e as ações da Renner caíram ontem 5,7%, fechando o pregão a R$ 101,02.

Mas, na avaliação de alguns investidores, o mal parece inevitável. Em tempos de crise, as empresas usarão os recursos que têm em mãos para proteger o caixa, e a contenção no pagamento de dividendos é uma medida com esse objetivo.

Em comunicado enviado ao mercado na segunda-feira à noite, a Renner justificou que a decisão de reduzir a distribuição dos lucros para 25%, o mínimo exigido por lei, deve-se à "previsão de um cenário econômico desafiador para o ano de 2009 e à necessidade de preservação dos recursos de caixa em níveis confortáveis com as operações da companhia".

Nenhum comentário:

Postar um comentário