segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

As maiores tolices do mundo dos negócios em 2008

O primeiro prêmio deste ano vai para uma nova categoria chamada "Rearrumando as Espreguiçadeiras". O vencedor inconteste é o Citibank que, justo quando os negócios estavam ficando realmente difíceis no terceiro trimestre, enviou uma mensagem alegre para todos os funcionários sugerindo que eles baixassem a música tema do Citi em seus celulares.

O segundo prêmio está na categoria "Disparates dos Economistas". Parece que 2008 foi um grande ano para os economistas entenderem tudo errado e depois ficarem espetacularmente sábios quando a crise explodiu. Mas o vencedor é um economista do Banco Mundial que protegeu suas apostas de maneira tão esperta que ficou impossível saber qual era sua opinião. Conforme ele disse ao BBC World Service: "Em nossa simulação de casos há um caso positivo que corresponde ao outro lado do caso negativo no modo parecido de uma direção adversa".

O terceiro prêmio é na categoria "Mensagem de Espera mais Irritante", que em 2008 foi mais contestado do que nunca. Entretanto, o vencedor foi a Driving Standards Agency do Reino Unido com a mensagem que dizia: "Obrigado por ligar. O tempo de espera previsto para esta chamada é...mais longo que o que achamos que você conseguirá esperar. Em consideração ao seu tempo, paciência e implicações quanto ao custo que você terá, estamos encerrando esta ligação". E então a linha caía.

O próximo prêmio vai para o melhor novo cargo. O vencedor foi a Diageo, que anunciou que Darren Jones estava se juntando "à equipe como diretor de design para os clientes e lucratividade canalizada e investimentos comerciais". Os juízes notaram uma interessante tendência nesta categoria: a inflação de cargos não está mais na importância e sim no tamanho da sentença. Se não há dinheiro para dar um aumento ao funcionário, a melhor coisa a fazer é acrescentar palavras ao seu cargo.

Outro prêmio este ano vai para uma categoria nova, "Tratar Seus Empregados Como Animais". Há tantas empresas merecedoras desse prêmio, como resultado das brutais demissões em massa dos últimos meses, que os juízes acharam injusto destacar um único concorrente. Em vez disso, reconheceram o feito do Brent Council de Londres por tratar seu pessoal como animais de estimação. Ele disse aos funcionários para desligarem os computadores à noite, argumentando que "isso pode permitir uma grande economia de energia e você poderá ganhar um chocolate".

E agora, a parte mais esperada: a seção de jargões. Em reconhecimento ao ambiente econômico, os juízes decidiram conceder este ano um prêmio para a "Melhor Expressão Usada Para Demitir Pessoas". Uma menção honrosa vai para a frase "adequação dinâmica de tamanho", que significa demissões regulares, só que mais excitante e reforçado. O vencedor, por sua completa hipocrisia, vai para "upgrade". Uma leitora relata que quando foi demitida pela companhia americana para a qual trabalhava, na metade de 2008, lhe disseram: "Vamos fazer um upgrade seu com efeito imediato. Permitiremos que você saia para que possa usar seu talento e habilidades de maneira mais eficiente e assim fazer um upgrade de sua carreira e oportunidades".

O prêmio final vai para a categoria "Melhorando um Jargão Já Existente". A medalha de prata vai para "cascatear ao redor". Os juízes gostaram da nova convicção na igualdade de direitos embutida na frase: para que ninguém se sinta ofendido diante da idéia de que uma cascata cai de cima para baixo, esta nova preposição torna a ideia menos hierárquica. Mas a medalha de ouro vai para a surpreendente frase "escadaria estratégica". A comissão julgadora achou que isso elevou o conceito de árvore de estratégias a um nível totalmente novo.

Do Financial Times

Nenhum comentário:

Postar um comentário