domingo, 11 de janeiro de 2009

Sobre topos e fundos

Comprar na baixa e sair na alta é o maior objetivo investidor de ações bem sucedido. Mas é também exatamente o inverso que a maioria dos investidores faz.

Não é que os investidores o façam propositadamente, mas frequentemente, o fazem olhado apenas para o preço, em particular o movimento do preço como único indicador de compra ou venda.

Ações que tiveram altas recentes, especialmente se tiverem tido reportagens na imprensa, ou mesmo nos foruns das corretoras de valores, atraem ainda mais compradores. Curiosamente, isto faz com as ações acabem subindo ainda mais.
As pessoas ficam excitadas sobre o que possam ter lido e vistos e querem fazer parte da movimentação. Em geral, entram na ação, que já pode estar sobre-valorizada, ou sejam compram na alta.


Os profissionais e investidores mais experientes podem fazer dinheiro, entrando e saindo do papel que atraiu a atenção do público, mas isto não é jogo para novatos e nem é estratégia de investimento. Há riscos envolvidos, implicações com imposto de renda, corretagem e outras questões que implicam em deixar este tipo de operação para os operadores de curto-prazo, daytraders ou swing traders.


O reverso do mercado é uma ação em queda. A maioria dos investidores pode querer sair do papel junto com o restante do mercado. Se você olhar apenas o preço do papel, esta pode ser uma péssima decisão, você pode estar vendendo em um fundo.

Há muitas razões para que o preço de uma ação caia, e muitas não tem nada a ver com a qualidade do papel que você comprou.

Depois que a cotação da ação caiu, pode ter surgido uma imensa janela de oportunidade para compra, mas você precisa ter feito sua lição de casa, em termos de análise da empresa e da conjuntura atual.

Se tudo o que você sabe sobre a ação que você comprou é o preço, você provavelmente cometerá erros de investimento. Lembre-se, se uma ação tiver tido uma alta, pode ser um bom momento para vender, não para comprar (topo). De maneira análoga, se o preço da ação despencou, pode ser um bom momento para comprar (fundo). Você não tem como saber o que fazer, a menos que você estude e entenda muito mais sobre a companhia, a conjuntura econômica e sobre o comportamento do mercado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário