sábado, 31 de janeiro de 2009

Buy and Hold

Comprar e segurar é estratégia simples para a maioria dos investidores. Compra, aguarda um tempo, que certamente ela vai dar retorno.

Vi inclusive pessoas que já me disseram ser mais importante a quantidade de papel, do que a cotação em si. Bom, acho que aí é levar a estratégia a extremos, e não consigo imaginar nada que seja forçado ao limite ser uma boa estratégia no longo prazo.

Mas realmente costuma ser verdade, se você comprar consistentemente ao longo do tempo, provavelmente constituirá um patrimônio razoável de longo prazo.

A deficiência da estratégia é que te obriga a ter confiança no futuro da empresa, do país e do mundo. Porque a estratégia te ajuda a decidir pela empresa, mas não dá a menor pista sobre o momento de sair do papel. Mesmo que seja para sua aposentadoria, qual segurança você tem que seu patrimônio atingirá o valor que você planejou e precisa.

Então ficamos assim. Se você faz trades freqüentes, você sustenta sua corretora.
Se você compra e guarda para sempre você sustenta o sistema, ainda que a empresa que você comprou seja gerida por equipes incompetentes, ou se houver uma mudança nas perspectivas da empresa. Ou você pode comprar ações de um empresa que pode ter futuro brilhante, mas o 'timing' onde esse futuro vier a acontecer for muito distante.

Um comentário:

  1. O B&H é uma das melhores estratégias, a que
    mais retornos traz, DESDE QUE, vc também saiba a hora de aplicar uma outra estratégia: a S&H (SELL AND HOLD).

    Armando

    ResponderExcluir