quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

Acertar o "timing" do mercado

É difícil saber o que o mercado de ações irá fazer em tempos normais (se é que existe tempo normal em renda variável), é quase impossível predizer a direção do mercado no meio do caos.

Como um investidor pode saber o que esperar quando o mercado está se movendo decisivamente em alguma direção?

O mercado pode ficar em tendência, seja bull ou bear, por anos.
Infelizmente, não há forma absoluta de saber quando um mercado bull irá parar ou quando um mercado bear vai tomar lugar e começar a roubar valor de tudo.

Vejam o que aconteceu no ano passado com a Bovespa (queda de mais de 40%), e com as ações pelo mundo afora, graças a crise hipotecária e econômica que começou nos USA e se espalhou pelo mundo.

Mas houve uma data específica em que o mercado virou? Houve um tempo em que o mercado acionou o botão, trocando de bull para bear?

As mudanças entre bull x bear não acontecem com tanta precisão, mas à medida que a confiança do investidor na economia e na situação geo-política retorna, o sentimento de compra volta ao mercado. Muitas ações que estariam sobreprecificadas, agora começam a parecer ter preços razoáveis. Assim começa um mercado bull.

Ao longo dos tempos, alguns trades viveram de investidores que acreditaram que essas pessoas ateriam algum tipo de sistema que poderia indicar as mudanças de humor do mercado. A idéia é que você possa saber com antecedência as mudanças, você poderia efetuar um trade de sucesso.

Muitos sérios investidores não gastam seu dinheiro nestes serviços, preferem ficar investidos e ajustar o portfolio de acordo com suas necessidades.

Pesquisas mostram que é melhor ficar parado no mercado do tentar acertar o timing de entrada ou saída de mercado. Quando o mercado vira, a maioria dos ganhos vem rápido. Investidores que perdem essa entrada, perdem a maior parte dos lucros resultantes desta virada.

A lição: é melhor ficar no mercado parado, do que ficar tentando acertar os topos e fundos do mercado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário