sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

Investir em ações

"Ao longo do tempo, o mercado em média tem oferecido retornos de XX% ao ano."

Quantas vezes você ouviu frases como esta para justificar o investimento no mercado de ações? A frase às vezes é usada para sugerir que investir no mercado de ações vai te possibilitar ganhar um retorno de XX% ao ano se você deixar seu dinheiro por um tempo bem longo.

O problema com esta afirmação é que ela é uma meia-verdade, frequentemente usada fora de contexto para investidores iniciantes que não compreendem completamente a verdade.

O primeiro problema com esta afirmação é que sugere que você deveria esperar um retorno de XX% anualmente de seus investimentos no mercado de ações. De verdade? Quais investimentos?

O público não familiarizado com investimentos pode assumir que comprando algumas (ou apenas uma) ação vai proporcionar a ela o tão famoso retorno de 10%.

O segundo problema é o que eles querem dizer por "mercado"? Seria o índice Bovespa, o PIB11, o índice das empresas elétricas, IBX-50? Você poderia tentar comprar um fundo de investiment que tentasse replicar o retorno destes índices, mas pagaria por uma taxa de administração por isso.

O fato é que ao investir em ações diretamente você não está comprando "o mercado", então o que o mercado fizer é de pouca importância para você.

Seu foco é em no portfolio que você criou e como ele irá performa no futuro, porque isto é tudo o que importa. Se você quiser manter uma comparação entre seus ganhos e algum benchmark como o IBX-50, fique à vontade para fazê-lo.

Entretanto, mantenha em vista que investir não é igual a vencer o mercado. Investir é assegurar seu futuro financeiro. Quando chegar o momento de resgatar seu investimento, pouco adiantará você saber se seu portfolio rendeu mais ou menos que seu benchmark.

Investidores de longo prazo devem focar sempre em ações de qualidade que irão atender a seus objetivos financeiros. Deixe outras pessoas se preocupando com os tais retornos de XX% ao ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário