sábado, 31 de janeiro de 2009

Corretoras

Qual o papel das corretoras?

Para mim, atualmente, a única função é me fornecer o plataforma de Home Broker.

- as ordens de compra ou venda, eu mesmo providencio
- a posição eu consulto direto no site da CBLC, assim como as movimentações
- as análises delas eu nunca uso, porque costumam ser muito ruins
- algumas dão cursos, mas são extremamente básicos, e só servem para aqueles que estão iniciando no mercado.

E está cheio de gente com registro de agente autônomo, certificações da ANBID. Mas isto não me ajuda muito. Se eles tivessem me avisado pra sair do mercado em 2002, ou em 2008 antes da crise....

Desta forma, o valor da corretagem que eu pago atualmente parece muito alto.
Mesmo optando por corretagem fixa, às vezes não vale a pena operar muito. A única estratégia que ajuda a minimizar o custo de corretagem é fazer Buy and Hold.

Podíamos começar a pensar em um novo modelo de negócio de corretora. De preferência um modelo em que as corretoras não precisassem daquelas sedes bonitas na Leopoldo Couto de Magalhães, lugar aliás que fui só uma vez.

Nenhum comentário:

Postar um comentário