sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Análise técnica e seus padrões

Eu tento ler tudo que me cai nas mãos sobre renda variável, análises, tendências, fundamentos.

Geralmente tem muito material baseado em análise técnica. E, por preferência pessoal, olho muito os candlesticks.

Mas atualmente fico bastante incomodado com análise de figuras. Lembro que muitos anos atrás ficava procurando formações como OCO (ombro-cabeça-ombro) e OCOi (OCO invertido). Ficava analisando triângulos, flâmulas e pás-de-ventilador para buscar oportunidades de day-trade em ações. A última vez que procurei um OCOi foi a coisa de 3 anos atrás, localizei uma figura em formação, e fiquei esperando o mercado desenhar a figura por meses a fio. Mas o mercado decidiu seguir seu próprio caminho, a figura nunca se concretizou.

Isto me tomava muito tempo, e demorei a entender que formações indicam apenas tendência de preço, não é garantia de o mercado vai cumprir a formação do padrão.

Eu acho que no final das contas, o importante realmente são os suportes e resistência. E figuras de candlesticks como shooting star, martelo invertido e enforcados são bastante fortes, e acho que isto é importante, tentar captar o sentimento do mercado naquele momento.

Mas sempre usando o exemplo da VALE5, esta ação por meses a fio foi deixando figuras de exaustão de preço, mas conseguiu manter a alta por longos períodos.

Quem utiliza análise técnica basicamente faz uma aposta, por isto o stop loss é tão importante para estes investidors.

Nenhum comentário:

Postar um comentário