segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

Operando índices futuros

Quando se vai operar futuros, como o míni-índice bovespa, você tem que tomar basicamente quatro decisões antes:

1. Se vai entrar comprado ou vendido no índice: faça a análise do mercado, e escolha um lado. Escolha o método de análise. Hoje tentei uma coisa bem simples. Acompanhei o mercado à vista e o mercado futuro. E tentei antever os movimentos do mercado futuro, como que arbitrando os movimentos entre os dois mercados. Utilizei dois computadores, o desktop deixei pra ir acompanhando o mercado a vista e cuidar das minhas outras tarefas. O notebook deixei rodando so o WebTr da BM&F.

2. A quantidade de contratos que vai operar: o máximo de contratos vai estar limitado pelas garantias que você depositou. O mínimo, um contrato. Mas um dos segredos do sucesso em futuros está em alocar uma quantidade ótima de contratos. Vou colocar em breve um post por aqui sobre "Optimal f", do Ralph Vince que vai ajudar na definição do número de contratos.

3. O target de lucro que gostaria de auferir: praticamente impossível conseguir captar todo o range de variação do índice. Eu uso a estratégia de sair assim que atingir meu target de lucro.

4. O stop da operação: Defesa mínima para te proteger, caso embarque na direção errada do índice. Apesar de que hoje, um dos meus stops foi atingido e mesmo assim me mantive na posição. Tinha certeza da virada do índice, mas me expus a um risco que avalio como desnecessário.

Continuo mantendo minha técnica de evitar operar na primeira e na última hora do pregão da BM&F.

Operei alguns trades hoje, resultados bastante satisfatórios. Como o índice vai e volta várias vezes, não acho que se tivesse feito apenas uma operação teria tido resultado razoável. Mas me obrigou a ficar acompanhando o mercado entre 14:00h e 17:00h. Pensando bem, do que estou reclamando? Isto foi um prazer. E entre um trade e outro, ainda consigo atender telefone, responder e-mail ou fazer outras coisas simples.

Outra detalhe que percebi hoje. Tenho carteira de ações na Bovespa, então não me agrada muito quando vejo as cotações no mercado à vista caindo muito. Isto afetou minha visão do trade do índice futuro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário