sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Day-trade de futuros

Para operar mini-índice de Ibov, para cada contrato, a BM&F irá exigir de você o depósito de garantias, para assegurar que você tenha condiçoes de honrar com a posição assumida.

A margem teórica máxima atualmente é de R$1.625,85 por contrato que você operar.

http://www2.bmf.com.br/pages/portal/portal/boletim1/MargemTeorica1.asp

A parte interessante é que você pode aplicar este valor de margem no próprio banco da BM&F, vai receber um pouco menos que a variação do CDI (tem tido retorno por volta de 98% do CDI).

-------------------

Ontem errei forte na operação de futuros. Tenho preferido fazer e desfazer operações rapidamente, day-trades bem curtos mesmo, coisa de no máximo 1 hora posicionado seja em compra seja em venda.

Pois bem, ontem abri o sistema, olhei o mercado em queda forte de praticamente 2%. Avaliei naquele momento que o mercado iria melhorar. Realmente melhorou, com a Bovespa fechando a -1,46%. Entrei vendido e fiquei preso ao trade por horas, até as 15:00h, quando liquidei a posição com perda de 70 pontos. Por ter ficado preso a apenas um trade, perdi a chance de todos os movimentos que o índice fez, pois não quis realizar o prejuízo antes. Em alguns momentos, cheguei a estar perdendo mais de 300 pontos por contrato.

Foi um erro. Se a estratégia é ficar posicionado em períodos curtos, e o índice em minutos vai contra, melhor encerrar a posição e tentar um novo trade.

Felizmente após as 15:00 o mercado continuou oferecendo oportunidades, recuperei o prejuízo. Mas deu bastante trabalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário