quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

As cotações das ações

Como são formados os preços das ações? A única resposta possível: depende de inúmeros fatores, e muitas informações que você certamente não possui.

A cotação do fechamento do dia anterior é importante, mas não te dá nenhuma certeza.

Fatores conjunturais, como guerras, greves, fraudes contábeis, inflação, PIB, taxa de câmbio, gerenciamento da empresa.... vou parar a lista de itens, seria interminável. Mas mesmo você sabendo tudo isto, não há como pre-definir quanto o vendedor vai pedir, nem quanto o comprador vai oferecer.

A postura mais conservadora é assumir que cada dia é um novo dia, os preços de ontem pouco importam. A ação que ontem era o patinho feio, pode amanhecer hoje como a Cinderela que todos querem levar ao baile.
Porque a dinâmica do mercado de ações é muito rápida. Nas ações mais líquidas, o vendedores enfiam o preço abaixo sem dó nem piedade quando não encontram compradores. E os compradores, nos mercados bull, brigam desesperadamente pelos papéis. Porque apenas 1% do total das ações em mercado são negociadas diariamente, então é relativamente fácil surgir desequilíbrios entre a oferta e procura.

Uma histeria no mercado pode levar a variações de preço totalmente irreais. Mas apenas o tempo é capaz de conduzir o preço novamente a preços justos. Mas quanto tempo, não há como saber.

Nenhum comentário:

Postar um comentário