quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

Sobre a alta da Vale

"O que está ajudando o setor, e a Vale, é a melhoria dos preços causada pela queda dos estoques de minério de ferro da China", disse ontem em entrevista Bernardo Lobão, analista do setor siderúrgico da ARX Capital Management, sediada no Rio de Janeiro. "Já tínhamos embutido na cotação as condições ruins para os preços e volumes."

Os preços do minério de ferro estão se recuperando num momento em que siderúrgicas de pequeno e médio porte da China repõem seus estoques, escreveu o Morgan Stanley em relatório divulgado nesta terça-feira. Os preços dos metais industriais subiram este ano com especulações de que os pacotes de estímulo à atividade econômica adotados pelos governos vão ajudar a impulsionar a economia e a revitalizar a demanda.

Os estoques chineses de minério de ferro caíram para 62,7 milhões de toneladas, em relação ao recorde de 74 milhões de toneladas, disse Du Wei, diretor de pesquisa em minério de ferro da Umetal Research Center, em entrevista por telefone concedida em 24 de dezembro. A China é o maior comprador mundial do produto, a principal matéria-prima da siderurgia.

As usinas maiores, como a Baosteel Group Corp. e a Magang (Group) Holdings Co., estão esgotando onerosas reservas de minério de ferro em vez de solicitar novas importações da commodity. A crise financeira mundial reduziu a demanda por aço por parte das montadoras e construtoras, obrigando as siderúrgicas a reduzir a produção e a adiar as remessas de matérias-primas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário