terça-feira, 13 de janeiro de 2009

Investidor ou Trader

Você investe em ações ou na compania? A diferença, olhando esta pergunta parece bem tênue, mas na prática é bem sensível. Porém, pior ainda se você não tiver certeza da resposta.

Como sempre digo, em aplicações de renda variável não existe errado, considero todas as estratégias válidas, desde que você saiba o que está fazendo.

O problema surge, na verdade, quando o investidor confunde estes papéis, ou quando decide mudar de estratégia no meio da operação, quando algo começa a dar errado.

Trader:

  • Compra porque sente que existe chance de um movimento da cotação, qualquer que seja a razão ou método de análise (análise técnica, notícias ou mesmo feeling)
  • Deseja lucrar com a variação as cotações, e provavelmente deseja fazer uma nova operação com outro papel.
  • Não tem real interesse na empresa por trás das código do papel e seus preços

    Investidor:

  • Efetuou uma boa análise da compania, e acredita no potencial da empresa para longo prazo.
  • Sabe o que a empresa faz/produz, e conhece o posicionamento da empresa no mercado.
  • Se o preço da ação cai, consegue identificar se é uma situação passageira ou uma mudança que afetou a lucratividade de longo prazo da empresa.
  • A person who buys a stock is more precisely a trader, while a person who buys a company is an investor.
  • Quem compra uma ação, provavelmente é um trader. Quem compra uma empresa, provavelmente é um investidor.

    A trader may not hold a stock very long or may hold it a long time, depending on its performance. An investor buys a company with the intent of holding on to the stock for a long time.

    Quando as cotações evoluem favoravelmente, nem o trader nem o investidor têm problema em ficar posicionados no papel. Porém, quando as coisas não vão tão bem, o trader deveria ter mecanismos que o fizessem sair de sua posição. Nada mais fácil para o trader, que não deveria ter nenhum laço emocional com o papel.

    Já para o investidor, uma queda de preço é um momento para reavaliação da empresa. Provavelmente, o investidor não deveria fazer nada mais do que esperar.

    Ambas as estratégias são válidas, e podem dar resultados excelentes.

    Porém, não se deve ficar mudando de trader para investidor ou vice-versa. Não é possível ser as duas coisas ao mesmo tempo, certamente vai dar confusão e fazer você perder muito dinheiro.

    2 comentários:

    1. Sou novato no ramo... fiquei com dúvida agora... E como pode classificar um investidor que faz uso da opções como instrumento de hedge?

      Ex: Investe na compania porém usa de artifícios com ações/opções para "proteger" ou diminuir o custo da sua carteira. Não estária atuando como trader e investidor ao mesmo tempo?

      abraço,
      Edu Lopes

      ResponderExcluir
    2. Antes de mais nada, obrigado pelo comentário, Edu, fico feliz pela troca de experiências que podemos proporcionar.

      Sobre opções, tudo depende de como o investidor utiliza este instrumento. Conheço traders que operam compra a seco, travas e borboletas. Alguns, mais ousados, chegam a vender opções, geralmente em day-trade. Neste caso, são tipicamente traders, tentando arbitrar o mercado. E sempre no curto prazo, pois as opções no Brasil têm vencimento mensal, e liquidez somente para a série atual em vigor.

      Em opções, considero que a única operação adequada para investidores de longo prazo é o lançamento coberto de opções de compra. Eu mesmo faço isto com minha carteira de longo prazo, mas busco a tranquilidade de séries bem fora do dinheiro. E com controle estrito para rolar a posição para longe do exercício. Tenho claro que o objetivo é tentar remunerar minha carteira de PETR4 e VALE5, únicas ações que têm liquidez adequada no Brasil.

      Não acredito em utilizar opções como forma de hedge. Vender coberto ou fazer trava de baixa não te dá proteção plena a sua carteira. Um dia, talvez o mercado tenha opções de venda, neste caso sim poderíamos estruturar operações mais eficientes de proteção.

      Existe a alternativa de operar mercado futuro (mini-índice do Bovespa), mas lembre-se de você estará fazendo hedge imperfeito, a menos que sua carteira consiga replicar perfeitamente a carteira do Bovespa. E fazer hedge com índice eu considero manobra meramente especulativa, coisa pra traders mesmo.

      Proteção para investidor de longo prazo é a escolha de excelentes empresas, que possuam liquidez no mercado, lucratividade e perspectivas boas para os negócios. Mas nada impede o investidor de buscar melhorar o rendimento do portfolio, através da venda coberta de opções, e aluguel (se bem que aluguel de ações ainda é operação sem muita liquidez).

      ResponderExcluir