terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Daytrade

Acho interessante que a Receita Federal preveja uma alíquota diferenciada de IRF para operações em day-trade. Significa que é uma operação que existe e que o a receita entenda que é uma operação que pode ser lucrativa. Como a alíquota é maior que nas operações normais, o que isto pode representar? Talvez que a operação seja mais fácil, que os lucros sejam maiores. Porque acho que a alíquota diferenciada não é suficiente para desestimular o investidor.

Mas vale a pena fazer day-trade?

Primeiro aspecto negativo é o custo de corretagem destas operações, que pode ser bastante alta, dependendo de quantas operações por dia forem conduzidas. Ou seja, day-trade é bom para sua corretora.

Depois você ainda precisa que o papel se movimente na sua direção em percentual suficiente para cobrir pelos menos o custo da corretagem.

E considere o risco da operação. Se você trabalha com uma corretora que te proporciona uma corretagem fixa por trade, talvez vallha a pena operar uma quantidade razoavelmente grande de papel. E talvez seja mais aconselhável operar papéis que te apresentem boa liquidez e que sejam empresas que tenham uma perspectiva boa.

Ao entrar num day-trade de papel, meu maior medo é que não consiga sair, ou seja compro, papel se movimenta contra mim, e depois me falte liquidez para vender. Ou que me falte coragem para assumir um eventual prejuízo. Ou vender descoberto, situação na qual seria obrigado a tomar aluguel de papel no mercado.

Aluguel aliás é assunto que merece um artigo completo. Faz algum tempo que não alugo nenhum papel, mas vou revisitar o assunto.

Sempre gostei e continuarei fazendo day-trades, sempre que possível. Porque investir em ações, além de ser uma necessidade para meu plano de vida, também pode oferecer uma atividade desafiadora e até prazeirosa.

Operações tipo Buy&Hold são extremamente tediosas, e apesar de ser uma forma segura de aumentar o patrimônio, é uma operação que trata o investidor como se ele fosse totalmente incompetente e ignorante.

E day-trader também é importante para o mercado. Em maior ou menor grau oferecemos alguma liquidez ao mercado.

De todos os problemas com operações de day-trade, acho que a pior é o custo de corretagem. Porque o resto a gente consegue se resolver.

Nenhum comentário:

Postar um comentário