Ontem o Ibov desenhou claramente um 'shooting star', uma figura relativamente rara, que indica uma reversão do movimento, no sentido de que o mercado deve ter rejeitado a alta de preço.
Mas hoje o IBOV decidiu manter seu caminho de alta, puxado novamente pelo movimento de VALE5.
As figuras de candles, assim como todo o universo utilizado para análise técnica não têm como ser levados ao pé-da-letra, porque o mercado pode decidir de forma diferente.
Ainda assim, não considero que se deva abandonar o acompanhamento das figuras, sejam candles, sejam figuras da análise técnica. Mas sem exageros. Já li vários autores citando padrões que envolvem até quatro candles em seguida, ou OCOi (ombro-cabeça-ombro invertido) num período superior a um ano. Aí acho exagero, mesmo.
Porque as figuras funcionam bem em movimentos de tendência, quandos os volumes diários se mantém mais ou menos constantes. A qualquer perturbação, a tendência muda, e os candles perdem muito de seu significado. Principalmente, contra fluxo (ou falta de) não há cotação que fique parada.
Outra coisa curiosa. Li em um outro forum de site famoso, que não se deve olhar os candles no intra-day. Mas não foi explicado o motivo, qual o racional por trás desta afirmação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário