sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

Na internet, acabei contaminada pelo medo da recessão

Artigo longo no Valor, da Lucy Kellaway. Mas gostei, e acho que vale a leitura.

-------------------------------

No meio da semana passada, eu passei de um estado de medo moderado para o pânico total em relação à economia mundial e o que será de nós. Na quarta-feira, me vi com todo tipo de preocupações malucas- grandes e incontroláveis e também pequenas e estúpidas. Fiquei com medo de haver anarquia nas ruas de Londres- ao mesmo tempo em que me afligia por ter pintado a despensa de branco, em vez de creme.

Este é o tipo de estado mental confuso com que estou acostumada nas crises de insônia que tenho às três da madrugada. Nunca havia passado por isso às três da tarde.

O que me deixou abalada foi uma coisa pequena e distante, envolvendo uma mulher que não conheço e que vive a 4.800 km de distância. Outras coisas importantes aconteceram comigo na semana passada, mas nenhuma delas mexeu de fato comigo.

Na segunda-feira, me hospedei no InterContinental Hotel de Colônia- um vasto templo erguido ao deus das viagens de negócios- e me vi em um hotel fantasma. Os quilômetros de corredores que percorri até meu quarto estavam desertos e o bufê oferecia porções generosas de queijo e presunto no café da manhã, mas não havia ninguém lá.

Assim como nenhum país pode se dissociar da recessão econômica mundial, nenhum de nós pode, individualmente, se dissociar da crise na psique mundial.

Na terça-feira, encontrei uma amiga que está sempre animada e que comanda uma agência de propaganda que vinha se saindo bem, mas que agora se prepara para demitir um grande número de funcionários competentes. Mais tarde naquele dia, fiz a desagradável descoberta de que meu colchão financeiro estava consideravelmente menos confortável do que eu imaginava. Tudo isso foi triste, mas não chegou a me abalar.

Em vez disso, eu tropecei e caí no momento em que deveria estar segura em relação aos problemas econômicos. Eu estava na sala de livros raros da British Library, cercada de acadêmicos de sapatos gastos e para quem a recessão não tem nem interesse acadêmico.

Se eu tivesse seguido as coisas que escrevo, poderia estar bem. Mas em vez disso comecei a conferir e-mails e perder tempo na internet, para finalmente me encontrar lendo um artigo do "Huffington Post" sobre uma mulher anônima e bem vestida, na Madison Avenue, que havia perdido seu emprego e estava mendigando na rua para alimentar seus quatro filhos.

A história pode nem ter sido verdadeira, mas a imagem ficou em minha mente de tal maneira que todas as outras coisas deprimentes que acabei lendo depois acabaram parecendo piores do que realmente eram.

Li no FT.com meu colega Luke Johnson batendo no peito e dizendo que devemos esperar anos de miséria econômica. Depois li, de diversas maneiras, que classes de alunos de MBA estão se formando sem ter emprego e que as esposas de banqueiros desempregados angustiadas estão buscando ajuda em grupos de apoio.

Quando saí da biblioteca e peguei a bicicleta para voltar para casa, estava tão ansiosa que me surpreendi com a maneira como as pessoas comuns continuavam entrando e saindo da Starbucks da Euston Road como se não houvesse nada de errado.

Esta é a primeira experiência de recessão da era da internet e até agora não estou gostando nem um pouco. Você poderia dizer que a internet torna a recessão mais suportável, uma vez que há todas essas redes que ajudam as pessoas a conseguirem empregos e existe o eBay para se comprar coisas de segunda-mão.

Mesmo assim essas coisas são triviais quando comparadas ao que a internet está fazendo com a nossa confiança. Ela criou uma psique global. A rede nos uniu mentalmente de maneira que não podemos mais enfiar a cabeça na areia. Se isso soa dolorosamente distorcido, é porque é. Como nenhum país pode se dissociar da crise econômica mundial, nenhum de nós pode se dissociar da crise na psique mundial.

Por meio dos blogs, sites e e-mails, os males econômicos do mundo chegam até nós o dia inteiro. Não é só o fato de ficarmos sabendo mais rápido sobre as coisas ruins, nós agora ficamos sabendo sobre essas coisas e de uma maneira imediata. Minhas preocupações passam a ser suas e as suas se tornam minhas. Na internet, um problema compartilhado on-line não é um problema dividido pela metade. É um problema que é multiplicado para todo o mundo sem necessidade. Após ler este artigo, as pessoas na Austrália certamente começarão a se preocupar também com as cores das minhas tintas.

Isso não teria tanta importância não fosse pelo fato de que a confiança é o remédio que cura a recessão; e todo esse compartilhamento de notícias ruins deixa qualquer um sem confiança.

Se eu estivesse viva durante a última recessão comparável a esta, há 60 anos, eu teria limitado minhas injeções de notícias à leitura do "The Times" de manhã. Naqueles dias, sua primeira página não era direcionada apenas a manchetes assustadoras. As notícias dentro do jornal provavelmente teriam me deixado um pouco deprimida durante o café da manhã, mas eu teria o resto do dia para recuperar minha tranquilidade.

Em vez disso, fico diante do computador o dia inteiro e isso alimenta minha ansiedade. Um dia depois que li sobre a mulher que mendigava na Madison Avenue, recebi uma coisa ainda mais angustiante. Um banqueiro do Commerzbank me mandou um e-mail para dizer que ele e 449 outros colegas graduados haviam sido reunidos na sede do banco e solicitados a escrever suas ideias em folhas de papel A4, para depois prendê-las nos galhos de uma árvore de plástico.

Nos bons tempos, eu costumava me deliciar com histórias como essa. As pessoas não são bobas?, pensava eu com um ar complacente de superioridade. Mas agora penso diferente: se a resposta dos bancos à atual crise é pregar pedaços de papel em árvores de mentira, então a única coisa racional que o resto de nós tem a fazer é nos render ao pânico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário