sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

Quem quer uma cota usada de fundo hedge?

Por James Mackintosh, Financial Times
"À venda: um fundo de hedge, pouco uso, precisa de algumas melhorias mas tem um bom administrador - pechincha." Não espere ver um anúncio como este nos classificados dos jornais, mas aumentam os negócios no mercado secundário de cotas de fundos hedge na medida que investidores desesperados para levantar dinheiro oferecem as cotas a preços bem menores do que elas realmente valem.

As posições em alguns dos maiores fundos hedge estão à venda com grandes descontos, depois que as restrições às retiradas deixaram muitos clientes incapazes de levantar o dinheiro de que precisavam via resgates.

Participações de muitos milhões de dólares estão sendo vendidas pelos investidores que aplicavam no Kensington Fund, na Citadel, no principal fundo da Harbinger Capital e no Children's Investment Fund em um novo instrumento de negociações online criado pela Cogent Alternative Strategies, um grupo dos Estados Unidos que vende "hedge funds".

Enquanto isso, a Hedgebay Trading - até dezembro a única plataforma de compra e venda de cotas de fundos hedge no mercado secundário - afirma que os negócios dobraram para US$ 1 bilhão no ano passado e continuam crescendo. Até mesmo alguns bancos estão entrando no jogo, ajudando a unir compradores e vendedores de fundos congelados em negócios que deverão ajudar todos os envolvidos.

"Tem a ver com proporcionar liquidez, porque os fundos hedge não podem ser transformados imediatamente em dinheiro", diz Elias Tueta, um dos fundadores da Hedgebay. "Se você tem capacidade de transformar um investimento sem liquidez em dinheiro, então você está prestando um serviço."

Nenhum comentário:

Postar um comentário