sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

Taxa desemprego

Hoje, lendo a Folha de São Paulo, li a matéria abaixo sobre a recessão pela qual estamos passando.

Me assustei com o dado deste consultor da MB Associados sobre o desemprego, que chegaria até 17% em 2010 em SP. O gráfico acima é a série histórica do IBGE para taxa de desocupação em SP. Se atingida esta previsão, estaremos com a taxa de desocupação pior do que em 2003.

---------------------------------------------------------------------------------------------



O nível de atividade da indústria em janeiro deve registrar um crescimento de 9,1% ante dezembro de 2008, segundo projeções da MB Associados. O resultado, no entanto, é mais um efeito estatístico que uma recuperação da economia, já que a queda prevista em relação a janeiro de 2008 é de 11%. A afirmação é de Sergio Vale, economista-chefe da MB.
"É uma recuperação do nada para o quase nada", diz Vale. Segundo ele, a indústria deve ter atingido no mês passado o nível de janeiro de 2006.
"Esses sinais são mais do que evidentes de uma recessão em curso", afirma. Para ele, o conceito tradicional de recessão -com dois trimestres consecutivos de queda no PIB- não é necessariamente o melhor indicador para identificar a retração da economia. Ele diz que pode ser que o Brasil não tenha duas quedas consecutivas no PIB, mas essa não é a análise mais importante da economia.
Segundo Vale, o mercado de trabalho, neste momento, verifica melhor a desaceleração da atividade. A projeção da MB é que o desemprego chegue a 17% em São Paulo até 2010.

Folha de São Paulo

Um comentário:

  1. como que a confirmar o cenário ruim, IBGE divulgou a taxa de desemprego em 8,2%, acima das expectativas.

    governo vai ficar com cara de inoperante...

    ResponderExcluir