A companhia é alvo de uma ação civil pública ajuizada pela Promotoria da Justiça do Consumidor do Ministério Público, na segunda-feira. A ação pede "o ressarcimento a danos materiais e morais causados a milhões de consumidores nos últimos cinco anos diante da má qualidade dos serviços prestados e violação dos direitos dos usuários", segundo a nota do MP.
A ação se baseia em dados de reclamações dos clientes junto ao Procon e à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Segundo os promotores da Justiça João Lopes Guimarães Júnior, Paulo Sérgio Cornacchioni e Eduardo Ferreira Valério, só na Justiça paulista tramitam mais de 18 mil processos contra a Telefônica.
"São notórios os apuros enfrentados diariamente pelos consumidores decorrentes da má prestação de serviços pela empresa e do mau atendimento quando providências são solicitadas", diz a promotoria, na nota.
Entre os problemas citados estão interrupções nos serviços, cobranças indevidas e não atendimento de solicitações. A companhia atua na telefonia fixa, Internet de banda larga e TV por assinatura, além de controlar 50 por cento do capital da Vivo, maior operadora celular do país.
O valor de 1 bilhão foi calculado, segundo o MP, para atingir 10 por cento do faturamento da Telefônica nos últimos cinco anos.
Reuters
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