Como tenho visto vários comentários ao meu post sobre esta fraude ocorrida, fui pesquisar um pouco mais sobre o que aconteceu.
Pois, bem, são cerca de 1.000 investidores prejudicados, montante total por volta de R$100 milhões. Quantidade nada desprezível, valor médio bastante alto. Apesar de que chegaram a ser publicadas notícias que a quantidade de pessoas lesadas pode chegar a 3.000.
Uma coisa curiosa, pelo menos no início, para aportar recursos no fundo, só por indicação, valor mínimo do aporte era de R$10 mil. Boa parte da divulgação ocorria boca-a-boca. E o que achei mais impressionante, parte dos clientes foi co-optada através de foruns de internet, inclusive no forum do Infomoney.
Em julho de 2008 a CVM publicou uma deliberação proibindo a Agente BR de operar e alertando ao mercado que não existiam os tais fundos e clubes de investimento.
Quando alguns investidores começaram a apertar a corretora, esta declarou que o dinheiro estava "blindado" em operações feitas fora do país, que precisaria de um tempo para retirada. Dei uma olhada num dos foruns de internet, foi possível ver que algumas pessoas chegaram a conseguir resgatar os valores, apesar de ser demorado.
O Banco Central já emitiu deliberação determinando a lacração da corretora, mas quando os interventores lá chegaram, nada encontraram, os telefones da corretora inclusive já haviam sido cortados.
Em todo caso, já corre processo, em segredo de justiça, o que impede sabermos mais do caso.
E, se entendi bem, algumas pessoas estão alegando que se matéris saírem na mídia, isto poderia prejudicar os acordos que já foram feitos.
Última informação que encontrei na mídia, é que já existem 19 processos contra o Tulio Vertullo. Tudo em fase inicial, ainda. Vai demorar.
Pouquíssimo tempo atrás o esquema ainda estava em funcionamento, inclusive eram aceitos novos aportes aos "clubes". Tentei hoje o site da corretora, agora só tem um aviso da intervenção do Banco Central, que está em processo de liquidação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário