sexta-feira, 24 de abril de 2009

Clubes de investimento

Certamente quem me lê neste blog, acompanha também o Monitor e o Seagull, então vocês devem ter visto sobre o clube de investimento que está sendo criado lá. Eu tenho uma certa liberdade e independência, então resolvi postar sobre o assunto aqui, o pouco que conheço do assunto.

1. Conhecimento
Juntar expertise de uma equipe multi-variada de profissionais é o grande diferencial que pode ser oferecido pelo clube. Eu, por exemplo, sozinho fico meio limitado pelo conhecimento, como saber de tudo: análise técnica, fundamentalista, opções, termos, mercado futuro, renda fixa, small caps.

2. Acesso a mercados
No limite, eu acho, o clube se tiver proximidade com a mesa de operações, pode até executar operações estruturadas que estão fora do alcance do investidor comum. Por exemplo, individualmente, conseguiríamos operar opções de venda.

Dado o tamanho das minhas posições, eu nunca operei termos. Mas acho perfeitamente possível ganhar dinheiro com termos.

3. Estratégia
No clube, as operações têm obrigatoriamente de ser conduzidas de forma extremamente profissional. Coisa que o investidor individual muitas vezes não faz. Por exemplo, eu compro um "mico" qualquer na expectativa de alta. Mas se cair, a tendência é que eu fique abraçado ao papel experando uma melhora. Ou em caso de alta, que faço? Geralmente realizo o lucro cedo demais, isto me aconteceu várias vezes quando me meti a fazer day-trade tanto de papel quanto de índice futuro.

4. Imposto de renda
O imposto de renda caso você resgate a cota. Eu acho esta vantagem extraordinária, por si só.

5. Corretagem
Em especial no caso do Seagull, tenho certeza que conseguirão um bom desconto nas taxas de corretagem. Os gestores também acabarão tendo acesso a ferramentas de análise profissional, e estando muito próximos das mesas de operação, acaba parte do medo da falha do sistema, basta lembrar que meu Speedy já me deixou sem sinal durante o pregão, além da lentidão, que às vezes me afeta aqui.

6. Comodidade
Nada como ter alguém para cuidar de todo o back-office das operações com renda variável. Conferir posição as ações, checar custo de corretagens e emolumentos bovespa, envio de ordem, acompanhamento da liquidação da operação, todas estas tarefas acabam tomando boa parte do nosso precioso tempo.

No mais, é importante verificar a Corretora, a qualificação dos gestores, o estatuto. Uma passada no site da CVM pode ser interessante também.

Lembre-se que você estará estabelecendo um mandato para os gestores, definindo quais papéis, quais mercados e quais níveis de alavancagem e risco poderá ser tomado. Neste sentido, participação nas assembléias do grupo e acompanhamento periódico do valor do seu investimento é fundamental.

Acho o momento de montar o clube bastante oportuno, mercado parece estar se recuperando lentamente. Talvez caia ainda este ano, ou talvez fique encaixotado aí nos 45.000 pontos. Mas numa visão otimista que tenho, acho que para o ano que vem estamos muito mais para 50.000 pontos, do que uma volta para 30.000 pontos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário