NOVA YORK (Reuters) - As bolsas de valores de Nova York fecharam em queda nesta segunda-feira, com o índice Nasdaq encerrando em seu nível mais baixo em seis anos e meio, à medida que ações das maiores farmacêuticas caíram depois que a Merck anunciou que comprará a Schering-Plough por 41 bilhões de dólares.
O índice Dow Jones, referência da bolsa de Nova York, caiu 1,21 por cento, a 6.547 pontos. O termômetro de tecnologia Nasdaq perdeu 1,95 por cento, para 1.268 pontos. O índice Standard & Poor's 500 teve desvalorização de 1 por cento, a 676 pontos.
Grandes fusões e aquisições são geralmente vistas como uma mostra de suporte para as ações, mas analistas disseram que, com a maioria dos índices ao redor de seus níveis mais baixos em 12 anos, são necessárias evidências de recuperação econômica e de que os mercados de crédito estão se descongelando para trazer os investidores de volta ao mercado.
O acordo entre as duas companhias também vem num momento de incerteza para a indústria farmacêutica, depois que o setor não conseguiu produzir suficientemente novos medicamentos para repor os antigos, e em que a administração do presidente norte-americano, Barack Obama, prepara-se para reformas na saúde que podem pressionar os preços dos remédios.
Os papéis das farmacêuticas foram os que mais pesaram sobre o índice Dow Jones, com as ações da Merck caindo 7,7 por cento, a 20,99 dólares, as da Johnson & Johnson cedendo 2.9 por cento, a 46,60 dólares, e as da Pfizer perdendo 0,8 por cento, a 12,63 dólares. Mas os papéis da Schering-Plough dispararam 14,2 por cento, a 20,13 dólares, com as notícias sobre o acordo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário