terça-feira, 31 de março de 2009

Ponto Frio

Apesar de os controladores da varejista Ponto Frio terem comunicado apenas neste fim de semana sobre o processo de venda da empresa, as negociações da mais recente tentativa de encontrar um novo dono para o negócio começaram há alguns meses. Os controladores detêm 38% das ações.

O processo, no entanto, ainda está bastante incipiente. Somente nos últimos dias, os interessados passaram a ter acesso aos dados fornecidos pela empresa. Uma primeira rodada de propostas deve ser feita em meados de abril. Essas ofertas ainda não seriam firmes, apenas uma indicação do apetite pela companhia.

Segundo apurou o Valor, ao menos quatro grupos estão de fato avaliando a transação: Lojas Americanas, Magazine Luiza, Pão de Açúcar e um consórcio formado pela rede nordestina Insinuante e a BTG, butique de investimentos do ex-banqueiro André Esteves. Além disso, há comentários de que a GP Investimentos e Wal-Mart também teriam interesse. Já o Carrefour, no entanto, não demonstrou apetite e está, por enquanto, fora do processo.

Lojas Americanas e Pão de Açúcar tenderiam a fazer propostas envolvendo troca de ações. Além do interesse nas lojas do Ponto Frio, a Lojas Americanas tem particular apetite pelo segmento de comércio eletrônico da rede, que encorparia ainda mais a B2W, formada a partir da fusão do site da Americanas com o Submarino.

No caso do Magazine Luiza e da Insinuante, as ofertas devem envolver pagamento em dinheiro, uma vez que são empresas de capital fechado e não teriam um papel com liquidez para oferecer aos vendedores.

A BTG só entra no negócio se for em parceria com a Insinuante e vice-versa. A avaliação é que faria sentido unir a rede líder do Nordeste com o Ponto Frio, que possui forte atuação no Sudeste. Não haveria sobreposição das lojas. Já o Magazine Luiza poderia buscar associação com um fundo de participações para essa empreitada.

Todos os interessados se mostram céticos em relação ao desfecho da operação, uma vez que é o Ponto Frio já esteve à venda em outros momentos, além de ter ensaiado uma pulverização de seu capital.

O próprio mandato do Goldman Sachs para vender o controle do Ponto Frio é antigo, de muitos anos.

Um comentário:

  1. O PONTO FRIO ESTÁ APROVEITANDO O EMBALO DA CRISE, E NESSA FOGUEIRA DO SOBE E DESCE DA CHAMA, MOVIMENTA UMA CASA DE MARIMBONDO, TODOS GANANCIOSOS, PARA APROVEITAR A OPORTUNIDADE. nÃO É DE AGORA QUE ESTA EMPRESA INSINUA A SUA VENDA. nO FRIGIR DOS OVOS, EU ACHO QUE O DONO DO BAÚ SAIRÁ NA FRENTE, ELE É MUITO ESPERTINHO E VAI DEIXAR OS OUTROS CHUPANDO O DEDO. AHAHAHAHAH

    ResponderExcluir