quarta-feira, 1 de outubro de 2008

Quem se planeja financeiramente deve estar tranqüilo

Certamente muitos investidores brasileiros devem estar hoje preocupados com as fortes quedas e a instabilidade que já fez aniversário. Afinal, após anos de ganhos fartos, nunca se está preparado para uma reviravolta. Porém, provavelmente aqueles que se planejam financeiramente de forma correta podem atravessar essa turbulência sem perder o sono. Um planejamento bem feito implica, entre outros fatores relacionados à vida financeira, o aconselhamento de alocação de investimentos a partir das respostas a três simples perguntas: Quais os objetivos? Por quanto tempo o dinheiro poderá ficar investido? Qual o apetite a risco do investidor?

Se o investidor tiver respondido que precisaria utilizar o dinheiro em menos de um ano, pois pretendia, por exemplo, se casar após esse período, certamente foi aconselhado por um bom planejador a manter os recursos em um CDB de banco de primeira linha, em papéis do Tesouro Direto ou em um fundo DI ou de renda fixa. Ou seja: esse investidor não está preocupado com a queda da bolsa.

--------------------

Eu compro ações para longo prazo. Mas não estou tranquilo, não. Apesar de não precisar dinheiro, ficou meio apreensivo e chateado quando o valor do portfolio diminui muito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário