quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Sobre o fechamento de capital

...a discussão sobre preços é a grande questão, segundo o especialista da FIA, na análise de possíveis deslistagens. Para fechar o capital, pelas regras do Novo Mercado - segmento da Bovespa com regras diferenciadas de governança - o controlador precisa fazer uma oferta para os demais acionistas baseado no valor econômico da empresa e não simplesmente a cotação de mercado. Atualmente, lembra Almeida, os preços estão muito baixos porque é grande o pessimismo em relação ao futuro. Não se acredita mais nos fundamentos, o que fica refletido em premissas tímidas tanto para os negócios das empresas quanto para o ambiente econômico. Se esse é o cenário, é razoável pensar também que o preço da empresa obtido via valor econômico, pelo método de fluxo de caixa descontado ou por meio de múltiplos, será baixo, talvez similar ao que está na bolsa.

Mas, lembra Almeida, se a justificativa para a recompra dada pelo controlador é a irracionalidade do preço dado pela bolsa às ações, ele, no momento de fechar o capital, também, em tese, não poderia fazê-lo a níveis tão depreciados.

"Obviamente, se for usar as perspectivas que lhe parecem racionais para a avaliação de sua empresa, a oferta de fechamento sairia muito mais cara e provavelmente seria inviabilizada", diz. "Se levar adiante a operação a um valor baixo, o controlador referendaria o mercado e, se quiser se envolver, por exemplo, em um processo de fusões e aquisições, será também por esse preço que seu negócio será avaliado. "

Um comentário:

  1. Simplesmente absurdo o que os controladores da Renner Participações (RNPT4) querem fazer, fechando o capital a meros R$ 30,00 (o valor patrimonial é R$ 82,00!). Os minoritários não podem aceitar!

    ResponderExcluir