segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Derivativos

Este mercado de derivativos, é muito perigoso mesmo.
Mas é também extremamente incompreedido. Geralmente ouço comentários como abaixo, extremamente preconceituosos e depreciativos.

Aliás, comprar matéria-prima, produzir na esperança de vender também é especular.
E o mercado de derivativos é muito interessante e importante para o funcionamento da economia. Mas é claro o risco deve ser administrado com cautela. O que me espanta também é que na atual crise com derivativos no Brasil, as operações parecem ter sido feitas em mercado de balcão, diretamente entre empresas e bancos. Assim não temos visibilidade, nem transparência.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou ontem que o governo não pretende estatizar bancos, mas que poderá, sim, ficar com ações de instituições privadas como garantia, caso precise socorrer financeiramente alguma delas. Logo depois de votar ontem pela manhã na cidade de São Bernardo do Campo, Lula criticou duramente empresas e bancos brasileiros que, segundo suas palavras, transformaram a economia real em jogatina e quiseram ganhar dinheiro sem produzir um botão ou cabeça de alfinete. O presidente se referia a empresas e bancos que fizeram operações com derivativos antes da forte alta do dólar e que agora têm sofrido prejuízos milionários ou até bilionários, trazendo de vez a crise de crédito para o terreno doméstico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário