segunda-feira, 20 de outubro de 2008

Avaliação de desempenho

Esta idéia é para aqueles que trabalham em empresas que aplicam regularmente processos de avaliação de desempenho. Os itens 1,2 3 foram inspirados na edição eletronica do Wall Street Journal de hoje.

1. A Promessa
Revisões da performance supõe uma forma objetiva de avaliação que auxilia a determinar a remuneração e permite aos empregados saber onde eles podem fazer melhor.

2. Os Problemas
Esta não a experiência mais comum com revisões da performance. Inevitavelmente, avaliações são subjetivas e políticas, e cria cismas na relação chefe x empregados. A ligação entre remuneração é, na melhor das hipótese, tênue. E a noção de objetividade é absurda. Pessoas que trocam de empregos geralmente conseguem avaliações muito diferentes de seus novos empregadores.

3. A solução
Previsões de performance, em lugar de revisões da performance.
Previsões de performance são discussções reciprocamente contabilizáveis sobre como um chefe
e empregado irão trabalhar juntos de maneira mais efetiva do que fizeram no passado. Previsões solda o destino juntos. A cabeça do chefe agora entra no jogo.

Eu passei bastante tempo, mais de 20 anos, por este processo de avaliação, tanto sendo avaliado quanto sendo avaliador.

De vez em quando, aparecia uma nova idéia, como avaliação 360 graus, avaliação de competências.

As grandes empresas usam esta metodologia, afinal é impossível ao RH conhecer todos os funcionários. Então, criam uma ferramenta tipo 'One size fits all' (um tamanho serve para todos).
Questão bastante séria nas grandes empresas, que têm grandes contingentes de pessoas, com diferentes habilidades, competências e experências.

A parte que interessa, a remuneração, depende mais de restrições de budget e da saúde financeira da empresa do que da avaliação de desempenho.

P.S.: não sou psicólogo, nem atuo em RH. Mas o comentário de todos será muito benvindo.

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