Aqui na expectativa para o dia de hoje.
Estas quedas na Ásia e na Europa podem ser só um reflexo da queda do Dow ontem, ou podem sinalizar continuação das quedas hoje.
Mercados de ação pelo mundo precisando desesperadamente de compradores. Quem tá de fora está se recusando a entrar. Pra vender, só derretendo as cotações.
E quanto mais demora para estabilizar, tudo parece que vai piorando mais. O consumidor vai se retraindo, não faz sentido sair gastando se você está incerto sobre o dia de amanhã, sobre o nível de emprego. Eu, por exemplo, só venho buscando aumentar meu nível de poupança, estou adiando ao máximo todas as compras de duráveis (ah, meu tocador de blue-ray, tv de lcd nova, meu notebook velhinho...) e estou eliminando todos os supérfluos.
Em São Paulo, e praticamente em toda região Sul, clima está bem frio pra época. Isto atrapalha notadamente consumo de vestuário. É até engraçado olhar as vitrines exibindo maiôs e vestidos de verão, enquanto na rua todo mundo anda encapotado...
Deste jeito, os varejistas tendem a se retrair. E muitos produtos possuem ciclos de produção longos, então já começamos a dar sinais de problemas para o primeiro semestre de 2009.
Nenhum comentário:
Postar um comentário