"O presidente Luiz Inácio Lula da Silva questionou ontem a falta de ação do Fundo Monetário Internacional (FMI) durante a crise financeira. "Quando era o Brasil que tinha problema, todo dia tinha uma equipe do FMI e todo mundo dava palpite, mandando fazer isso ou aquilo. Quando a crise é deles, eles fingem que não tem crise", indagou. "No G-8, eles querem falar da Amazônia, e não falam de crise", completou, ovacionado pelos três mil operários que construíram a P-51, plataforma entregue ontem pelo estaleiro Brasfels à Petrobras."
--------------------
Menos presidente, menos. Ao que me consta, não me lembro de que a União Européia ou o FMI tenham contraído empréstimos junto ao FMI.
E os problemas estão por aqui no Brasil, também, com mercado totalmente parado. Não tem linha de crédito, ou os bancos falam em taxas absurdas. A 115% ou 120% do CDI no interbancário, ouvi falar bastante. Houve até uma pessoa que me falou em empréstimo para empresas a 150% do CDI.
Os bancos devem estar preferindo manter o dinheiro em caixa, para se prevenir de perdas e inadimplência.
O cenário atual lança muitas dúvidas sobre o ritmo da atividade econômica e no nível de emprego para 2009.
Hoje teve leilão de dólares pelo Banco Central, conseguiram vender coisa de US$1,5bi, de um total de US$4bi ofertados. Significa que o mercado não quer dólares. Seriam então os especuladores, ao desmontarem suas operações, que estariam inflando as taxas para cima, então.
E se o dólar se acomodar neste patamar, que faremos. Inflação na veia!
Nenhum comentário:
Postar um comentário