sábado, 7 de junho de 2008

Garrafas personalizadas

Eu que moro em SP e quase não bebo cerveja nem me lembrava mais das garrafas de côr ambar.

Sei que existem alguns bares que ainda servem cerveja em garrafas, mas nos supermercados que eu conheço não tem como retornar estes vasilhames.

Bom, a única razão que ainda vejo para usar garrafa de vidro é o apelo ambiental. Mas quanto será que custa a logística de reversa... É mais vantajoso usar a latinha de alumínio?


A SDE (Secretaria de Direito Econômico), do Ministério da Justiça determinou nesta terça-feira a adoção de medida preventiva proibindo a Ambev de vender cerveja em garrafas de 630 ml com o nome da marca gravado. O padrão usado pelo mercado é garrafa de 600 ml.

A secretaria instaurou ainda processo administrativo contra a Ambev --responsável por marcas como Skol, Brahma e Antarctica-- para investigar se houve infração à ordem econômica por parte da empresa decorrente da venda de cerveja em garrafas personalizadas.

De acordo com a secretaria, há "indícios suficientes à instauração" do processo e "iminência de dano irreparável ou de difícil reparação à concorrência no mercado de cerveja", por isso a adoção de medida preventiva.

O órgão deu dez dias para que a Ambev pare de envasar cerveja nas garrafas irregulares. A medida determina ainda que, em até três meses, a Ambev recolha os vasilhames e que, até que todas as garrafas sejam recolhidas, a empresa coloque à disposição dos concorrentes um número de fax para que eles possam solicitar a troca das garrafas por embalagens comuns.

Caso a Ambev desobedeça as determinações da SDE, será multada em R$ 100 mil por dia. Procurada, a Ambev ainda não retornou.

A investigação da SDE foi feita depois de denúncia da Kaiser e da Cervejaria Imperial, além da Abrabe (Associação Brasileira de Bebidas) e Afebras (Associação dos Fabricantes de Refrigerantes do Brasil. As concorrentes alegam que a garrafa personalizada dará vantagens à Ambev já que 70% das garrafas de cerveja e refrigerante em circulação pertence à companhia. Como as garrafas são retornáveis, se o nome da Ambev for gravado na garrafa, as outras marcas não poderão usá-las.

Além de gravar em alto-relevo a marca Ambev na parte superior da garrafa e "Qualidade Ambev" na parte inferior, a empresa utiliza garrafas de 630 ml, acima do padrão de 600 ml usado por todas as marcas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário