sábado, 7 de junho de 2008

Conar

O limite entre o sensual de bom gosto e o erótico de mau gosto é bem tênue. Mas seria um traço do extremo conservadorismo da sociedade?

A campanha já veiculou, quem não viu vai ficar sem ver... Fico imaginando a esta altura se a DM9 está comemorando ou se está preocupada em perder o cliente. Porque a campanha acaba repercutindo, a C&A ganha espaço de mídia de graça. Mas será que houve danos a imagem...



O Conar (Conselho Nacional de Auto-Regulamentação Publicitária) pediu a suspensão da campanha “Papai-mamãe não!” da C&A, criada pela DM9DDB, pelo Dia dos Namorados (leia mais sobre a campanha aqui).

Por conta de reclamações de consumidores, o processo foi aberto nesta quinta-feira (5). O Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) enviou nesta sexta-feira (06) ao Conselho pedido de suspensão da campanha.

Na avaliação do Idec, a ação contraria artigos do Código de Defesa do Consumidor (CDC) e do próprio Conar, já que estimula a juventude a um comportamento sexual irresponsável, além de denegrir valores familiares.

O instituto pediu também que o Ministério Público Federal (MPF) e o Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC) tomem as providências cabíveis com relação à campanha.

Em comunicado, a C&A informa que recolheu todo o material disponível em seus pontos-de-venda e fez alterações nos comerciais de televisão, "em virtude da repercussão gerada pela campanha do Dia dos Namorados".

O texto diz ainda que "em nenhum momento, a C&A teve a intenção de provocar constrangimento".

Sergio Valente, presidente da DM9DDB, reafirma o fato da agência já ter acatado a decisão e de jamais jamais ter tido a intenção de ofender ou provocar alguém. Aliás, ele está certo de que a campanha, de fato, nã agride ninguém. "A campanha é jovial, nada mais do que isso".

Ele também confirma que a agência já providenciou a retirada de encartes das lojas e realizou uma reedição dos três comerciais, mudando a trilha, retirando os trechos protagonizados pela modelo Daniella Sarahyba e focando na promoção em 8 vezes, com 100 dias para pagar a primeira parcela, e na festa realizada pelos jovens, como mostra a imagem ao lado.

"É complicado, porque um pequeno grupo que se manisfesta por não gostar consegue tirar do ar uma campanha, em detrimento de um grupo, provavelmente muito maior, que gosta mas não se manifesta", completa Valente.

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