terça-feira, 10 de junho de 2008

Avaliação e preço da Nossa Caixa sai em quatro meses

Dentro de três meses o Banco do Brasil e o governo do Estado de São Paulo vão discutir o preço da venda da Nossa Caixa, com base em avaliações feitas por quatro bancos e empresas de consultoria. A expectativa é que, se houver acordo, a incorporação do banco paulista pelo BB possa ser concretizada dentro de seis meses, em novembro.

O BB comunicou, na sexta-feira, que contratou a empresa de consultoria Accenture e o banco UBS Pactual, que irá trabalhar conjuntamente com o BB Banco de Investimento, para fazer duas avaliações da Nossa Caixa. O governo de São Paulo, que é controlador da Nossa Caixa, contratou o Banco Fator e o Citibank para fazer mais duas avaliações.

O diretor de estratégia e de organização do BB, Glauco Lima, lembrou que a Accenture e o UBS Pactual trabalharam para o Santander no processo de avaliação do Banespa e, por isso, têm algum conhecimento acumulado sobre o mercado bancário paulista. O UBS, disse Lima, atuou conjuntamente com o BB Banco de Investimento na oferta pública de ações do BB, em 2007.

Além de avaliar a Nossa Caixa, o UBS Pactual irá também atuar no assessoramento da operação, fazendo um estudo do mercado bancário e a análise de aspectos societários, regulatórios e tributários do negócio. Lima disse que os trabalhos vão apontar a melhor forma de financiamento da aquisição e determinar a melhor maneira de lançar a despesa com a operação no balanço do BB.

O processo de avaliação da Nossa Caixa será um pouco diferente do modelo usado no Besc, o banco de Santa Catarina. Lima disse que, no caso do Besc, foi necessário avaliar o BB porque se trata de uma troca de ações. No caso da Nossa Caixa, afirmou, a tendência é que seja feita uma compra, com pagamento e dinheiro, e não troca de ações.

"O fato de as duas empresas, a Nossa Caixa e BB, serem do Novo Mercado da Bovespa nos levou a contratar quatro avaliações, sendo duas de cada lado", afirmou Lima, lembrando que os acionistas minoritários têm direito ao chamado tag along - pagamento por suas ações no mesmo preço oferecido ao acionista controlador.

Em fins de maio, o BB e a Nossa Caixa divulgaram fato relevante em que informam que está sendo discutida a incorporação do segundo pelo primeiro. As empresas já assinaram acordo de confidencialidade, que dá ao BB acesso a informações da Nossa Caixa. O BB negocia a incorporação de outros três bancos: de Santa Catarina, do Piauí e de Brasília.

Nenhum comentário:

Postar um comentário