terça-feira, 4 de novembro de 2008

Rentabilidade e Volatilidade


Tinha visto outro dia que no site da Bovespa dá para baixar o arquivo com as cotações das ações.
Vem em formato TXT, então é meio chato de trabalhar.
Pra fazer na mão não dava, então fiz uma macro em VBA no Excel, que extrai as cotações e monta a tabela e o gráfico acima.

Eu montei o gráfico e dividi em quatro quadrantes, que eu leio assim:

Q1: alto retorno, alta volatilidade-->>> para arriscar uns trocados, de vez em quando
Q2: baixa volatilidade, alto retorno->>> tudo de bom, queria ter um monte destas
Q3: baixa volatilidade, baixo retorno-->>> não gostaria de ter nenhum papel neste quadrante
Q4: alta volatilidade, baixo retorno -->>> nem pensar

Peguei as cotações de janeiro/08 até 03/nov, este período foi de intensa volatilidade e queda, os papéis sofreram demais, mas ainda assim acho que serve para avaliar a carteira.

Vou melhorando e corrigindo, qualquer hora disponibilizo aí para os amigos do blog.
Por exemplo, notei que a CSN está com desvio padrão muito alto, deve ter havido um split este ano. Teria de corrigir a cotação. Como não tenho CSN na minha carteira, nem acompanho o papel, fico sem ter como verificar.

Um comentário:

  1. ACHEI MUITO LEGAL A TUA ANÁLISE POR ESTE GRAFICO...VC NÃO PODERIA DIPONIBILIZAR, PARA PODERMOS FAZER UMA EXPERIÊNCIAS E TENTAR MELHORAR...CONTATO@IPDT.COM.BR

    ResponderExcluir