segunda-feira, 10 de novembro de 2008

Shock & Awe

no blog "Daily Speculations" http://www.dailyspeculations.com/wordpress/
tem um artigo chamado Shock and Awe.
É uma referência a uma técnica de guerra. Basicamente, uma técnica que utiliza imenso poder de fogo, causando choque e espanto, deixando o inimigo praticamente sem ação.

Foi mais ou menos o que o mercado fez com as ações por aqui, caiu forte, em seguida, levando a perdas de 42%. Apesar de muita gente se vangloriar de ter saído do mercado antes (será que alguém sabia qual era o topo do mercado), e outros dizendo que só ficavam fazendo day-trade, permanecendo liquidos todos os dias, muitos acabaram pegos no contra-pé. E certamente espantados e pasmos com a demonstração de força do mercado.

Não acho que seja lição que o mercado deu, porque acredito sinceramente que esta queda foi totalmente atípica, duvido que se repita outro movimento tão intenso de queda a curto prazo.

Eu, de minha parte, não pretendo entregar minhas ações aos preços atuais. Felizmente, não preciso do dinheiro, a curto ou médio prazo. Só resta esperar. Mesmo rentabilizar a carteira com opções, índices futuros ou mesmo aluguel de ações não me atrai neste momento, dada a volatilidade do mercado.

Por outro lado, acho que o piso de 30.000 pontos da bovespa está cada vez mais longe. Mas isto está mais para esperança do que análise.

Nenhum comentário:

Postar um comentário