segunda-feira, 3 de novembro de 2008

Protestos em Hong Kong

Até onde eu sei, na China não existe sistema de aposentadoria oferecido pelo governo, cada cidadão deve se preparar para tanto. Não deve ser muito problema, pois a taxa de poupança deles é bastante alta. Mas a dimensão desta queda nos mercados internacionais certamente foi bem dolorida. Pior ainda é perder dinheiro com derivativos.


Centenas de investidores de Hong Kong protestaram na última sexta-feira contra as perdas ligadas a investimentos no falido banco norte-americano Lehman Brothers. Muitos deles idosos aposentados, os investidores fizeram manifestações em oito bancos que venderam a eles produtos estruturados pelo Lehman, incluindo o ABN Amro, o Standard Chartered, o Bank of China, o Citic Ka Wah e o DBS Bank, clamando por compensações por seus prejuízos.

Alguns investidores tentaram invadir uma agência do DBS em Honk Kong, entrando em conflito com seguranças. O DBS informou que um centro dedicado aos clientes foi criado para lidar com assunto. O banco central de Hong Kong informou que tornará disponível serviços de mediação e arbitragem entre investidores e bancos, com o objetivo de "estabelecer acordos de uma maneira rápida ou diminuir as questões em disputa". Investidores em Cingapura e Indonésia também foram às ruas em protesto ante as perdas com derivativos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário