O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, disse hoje que o Brasil vai construir uma usina nuclear por ano ao longo dos próximos 50 anos. No total, elas irão produzir 60 mil MW. Cada uma delas será um pouco menor do que Angra 3, que está projetada para ter capacidade de 1,4 mil MW. Segundo o ministro, esse pacote começará a sair do papel assim que o governo concluir a contratação das obras de quatro novas usinas nucleares, que já foram aprovadas em âmbito federal para serem construídas "imediatamente".
"O presidente Luiz Inácio Lula da Silva entende que a política nuclear é prioritária no Brasil e sua decisão é de que o processo para a instalação destas usinas deve prosseguir", disse o ministro em entrevista após visitar as usinas de Angra 1 e 2, em Angra dos Reis (RJ). De acordo com Lobão, o governo atualmente "está cuidando de Angra 3".
---------------
Energia é fundamental, tanto para crescimento, e também pelo conforto.
Esta decisão significa que estamos esgotando o potencial hidro-elétrico do Brasil. Além do que, construção de usina sempe gera impacto ambiental, não é mesmo.
Pergunta: onde a gente vai armazenar o lixo nuclear destas usinas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário