sexta-feira, 26 de setembro de 2008

Como no cinema, prendam os suspeitos de sempre

O mercado precisa de volatilidade para funcionar. Sem volatilidade, não têm negócio. Partindo-se do princípio econômico de que os agentes são racionais e agem segundos os princípios de maximização de riqueza, cabe aqui a seguinte pergunta: "Como é que acontecem os negócios?" Justifico a pergunta.

Se todos os agentes são racionais, se o mercado é razoavelmente eficiente, ou seja, as informações básicas estão divulgadas e todos têm acesso a elas, como é que existem operações? Afinal, deve ser bem difícil numa operação as duas partes saírem ganhando. A maior parte dos mercados, pelo menos em termos monetários, ou financeiros, são do tipo "zero sum game" (jogo de soma zero).

Ora, se as transações ocorrem o tempo todo, alguma coisa talvez não esteja correta no meu raciocínio até aqui, pelo menos parcialmente. Vamos explorar um pouco a questão.

Talvez os agentes econômicos não sejam tão racionais como se pressupõem. Se isso for parcialmente verdadeiro, alguns ajustes devem ser efetuados nos modelos de análise de decisão. Sou tentado a crer, até pelas minhas atitudes enquanto investidor e consumidor, que não trabalhamos com todas aquelas curvas, equações e gráficos que a microeconomia e as finanças sugerem. Nesse ponto, talvez deixemos um pouco a desejar.

Domingos Pandeló, no Valor Econômico

Nenhum comentário:

Postar um comentário