quarta-feira, 17 de setembro de 2008

Pequeno investidor busca proteção em corretoras

A piora do cenário financeiro global já tem reflexos no comportamento de investidores individuais que aplicam em bolsa. Corretoras e empresas especializadas em investimentos para esse público notam o aumento da preocupação com perdas. Também tem crescido, na percepção desses especialistas, o número de investidores que procuram auxílio de gestores profissionais e de mecanismos de análise cada vez mais sofisticadas para buscar alguma proteção. O movimento de tentar compreender melhor os solavancos do mercado tem sido notados pela corretora Intrader, que possui 700 clientes de varejo cujo patrimônio soma cerca de R$ 50 milhões. "Nos últimos dois meses, com a piora do cenário, o volume operacional médio registrou queda de aproximadamente 35%, o que é natural. Mas o investidor que monitora adequadamente o mercado sabe que a bolsa ficou atrativa e está tentando buscar novas informações para poder entrar futuramente", afirma o diretor da corretora, Hydalgo Junior.

------------------

Que tipo de proteção uma corretora pode oferecer para uma queda destas das ações.
Na última grande queda da Bovespa, lá por outubro/2002, a Bolsa chegou a cerca de 9.000 pontos (depois de ter chegado a uns 18.000 pontos pouco antes). Não tem como defender quedas deste tamanho.

Por outro lado, naquela época, um analista disse que era momento de compra, estava tudo barato demais. Eu não acreditei. Se tivesse dado um 'all-in' na bovespa naquela época, hoje eu estaria confortavelmente aposentado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário