quinta-feira, 25 de setembro de 2008

Fundos blindados contra a interferência humana

Você se lembra do computador HAL-9000, do filme "2001, uma Odisséia no Espaço"? Pois bem, logo ele estará operando no mercado, nos fazendo desejar que ele ao menos não crie os mesmos problemas retratados no filme, quando tentou assumir o controle da espaçonave.

Para eliminar a interferência humana nos chamados fundos quantitativos, todas as decisões de compra e venda de ativos são tomadas de acordo com regras claras, quase sempre implementadas por computadores. Os fundos quantitativos mais sofisticados são, inclusive, chamados de "black-box" (caixas-pretas), pois milhares de ordens de compra e venda de ativos são criadas por um programa de computador e enviadas eletronicamente para as bolsas de valores ou de futuros.

Existem muitos exemplos de fundos quantitativos com um longo histórico de bom desempenho. Entre eles, o Medallion Fund, de James Simmons, com retornos anuais de 35% desde 1989. Sua empresa, a Renaissance Technologies, administra mais de US$ 25 bilhões e é famosa pelo grande número de PhDs entre seus funcionários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário