quinta-feira, 25 de setembro de 2008

Investidor reclama de Tenda e vê risco de contaminação

A governança empresarial do Novo Mercado foi colocada em xeque por um grupo de investidores estrangeiros que enviou carta à BM&FBovespa, reclamando da aquisição da Tenda pela Gafisa, por meio de uma incorporação, e pedindo providências.

A queixa foi encaminhada à bolsa, com cópia para a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e à Associação de Investidores no Mercado de Capitais (Amec). O documento é de autoria do fundo londrino Foreign & Colony (F&C), focado em mercados emergentes, gestor de US$ 203 bilhões em recursos. A carta é endossada por doze outros gestores de recursos que, juntos, administram US$ 1 trilhão.

Trata-se do mesmo grupo que viu na aquisição da Aracruz pela Votorantim Celulose e Papel (VCP) riscos para a credibilidade do mercado brasileiro, especialmente, em função da previsão de incorporação das ações preferenciais da Aracruz. Embora a lei não garanta oferta por alienação de controle aos detentores de ações sem direito a voto e as companhias não integrem nenhum nível de governança da bolsa, o grupo pleiteou ao regulador oferta para os papéis da Aracruz.

Os investidores enfatizam que têm compreensão de que ambas as operações - Tenda e Gafisa e Aracruz e VCP - estão de acordo com a legislação societária brasileira. No entanto, destacam que as duas transações minam o espírito da boa governança no Brasil e danificam a fé da qualidade e na integridade do mercado local.

Nenhum comentário:

Postar um comentário