sexta-feira, 26 de setembro de 2008

Varejistas repassam a elevação dos juros

Os consumidores podem não ter se dado conta, mas as varejistas de eletroeletrônicos e móveis estão repassando aos poucos a elevação da taxa de juros desde que a Selic começou a subir nos últimos meses. Os aumentos estão sendo feito a conta gotas para torná-los imperceptíveis e não assustar os clientes das lojas.

Pesquisas feitas pela firma Shopping Brasil, que coleta dados sobre as promoções anunciadas pelas varejistas em jornais e revistas no país, mostram que os juros médios cobrados subiram de 4,3% ao mês em junho para 4,9% ao mês em setembro. A empresa vende essas informações para as próprias redes de eletrodomésticos, que acompanham seus concorrentes.

Uma das armas usadas pelo varejo foi aumentar o número de parcelas para fazer com que o valor da prestação continuasse cabendo no bolso do consumidor. Até junho, cerca de 52% dos planos ficavam entre 9 e 12 vezes. Mas, a partir de agosto, passaram a predominar os planos com mais de 12 pagamentos, que hoje já representam 50% das ofertas, diz José Resende, presidente da Shopping Brasil. A Casas Bahia foi uma das redes que usou desse recurso.

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A crise foi causada pelos norte-americanos, mas o mundo inteiro vai pagar o preço.

As linhas de crédito começam a escassear, juros vão subindo. E agora chegou a hora do consumidor brasileiro também dar sua contribuição.

Realmente, não dá para fingir que não é com a gente, nem falar que o Brasil está blindado.


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