terça-feira, 2 de dezembro de 2008

Taxa administração

Aí está reportagem na Gazeta Mercantil, alertando para os custos com taxa de administração dos fundos.

Eu prefiro CDB, que não tem taxa de administração. Do que ficar nestes fundos de varejo, prefiro até deixar dinheiro na poupança, especialmente para valores que sei que irei gastar a curto prazo. Mesmo quando aplico em CDB, planejo para ficar o maior período possível, geralmente aplico com prazo maior que 2 anos, pois assim garanto IRRF de apenas 15%, sem incidência de IOF.

-------------------------

A aplicação em fundos de investimento com taxas de administração elevadas leva os clientes dos principais bancos de varejo do País a perder aproxi-madamente R$ 870 milhões ao ano. A estimativa faz parte de estudo realizado pela empresa de assessoria financeira FinancialCare, obtido pela Gazeta Mercantil. O levantamento tomou como base o patrimônio dos fundos DI e renda fixa destinados à rede de agências das maiores instituições financeiras do País, um universo de R$ 167 bilhões.

O prejuízo com as aplicações acontece basicamente de duas formas: quando um investidor de alta renda aplica em um fundo com taxa elevada mesmo tendo à disposição um produto com perfil semelhante mais barato ou, no caso dos clientes com menos recursos para aplicar, quando o rendimento líquido do fundo é inferior ao da caderneta de poupança - isenta tanto da taxa de administração como de Imposto de Renda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário