segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

Planos de previdência

Como alternativa para investimento em 2009, estava pensando em um PGBL.
Estou na faixa de IRPF de 27,5%, e se deixar o dinheiro aplicado no PGBL por 10 anos, tenho opção de resgate por uma alíquota de 10%.

Fui a campo pesquisar, fui em dois dos maiores bancos privados brasileiros, afinal neste tipo de produto eu procuraria solidez e segurança para longuíssimo prazo.

Encontrei taxa de administração de 3% sobre o patrimônio.
Mais uma taxa de carregamento variável entre 1,5% e 5% sobre os aportes, varia de acordo com o montante aportado.
Isso quer dizer que eu saio pagando, de início, até 8% só de taxas.

Fiz uma simulação no Excel, horizonte de 10 anos, estas taxas que os bancos cobram praticamente anulam a vantagem do diferimento do IRPF. E a situação piora quanto menor for o salário da pessoa.

Se bem que um dos gerentes que me atende me prometeu isentar da taxa de carregamento.

Ficar sempre atento ao que o banco nos cobra. Estas taxas são quase imorais.
E por estas e outras que sempre vale a pena ter encarteirado ações de bancos, lucro certo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário