domingo, 14 de dezembro de 2008

Presentes de Natal para crianças

Brinquedos, de preferência.
Pelo menos, é o que eu sempre queria no Natal, quando era criança.
Sempre achei difícil escolher brinquedos, até porque tudo está muito caro. Então, quais critérios utilizar para escolher o brinquedo adequado?

Como identificar um bom brinquedo?
Ele pode ser jogado de mais de uma forma pelas crianças. Já comprei vários que as crianças utilizavam por meros 30 segundos, para em seguida ser abandonado para sempre.
Brinquedos a pilha ou bateria, evito totalmente, até porque estes são brnquedos que "brincam" sozinhos, sem a participação das crianças

Brinquedos fazem parte do desenvolvimento das crianças
Crianças são cientistas natos. Irão verificar fatores como resistência a quedas, durabilidade, farão testes com água, calor, terra, pressão (pisarão ou sentarão em cima do brinquedo eventualmente).
Desisti de dar brinquedos que contém partes soltas.

Tech-toys
Geralmente são uma péssima idéia. Comprei uma vez um Lego MindStorm para meu filho, com vários motores, uma pequena CPU programável. Nunca usamos, complicado demais.
Nestes casos, se o objetivo é abrir espaço para criatividade da criança com uso de tecnologia, melhor usar os inúmeros sites da internet, com jogos e diversão praticamente grátis.

Brinquedos servem pra aprendizado
Certamente servem, e melhor se puder ser jogado em grupo. Aprender a jogar pelas regras, treinar comunicação interpessoal, liderança.

Mas se o objetivo for ensinar tecnologia, melhor assistir a canais como Discovery e National Geographic. Vão ver como construir pontes, prédios, como consertar navios, e até pequenas experiências.

Acho que isto conta muito, poder aplicar parte do tempo com as crianças, especialmente nesta época de festas, em que a gente costuma ter um pouco mais de tempo livre. E nem vai custar caro.

Procurar brinquedos que busquem atrair a curiosidade e interação com as crianças, não a tecnologia embutida nele por si só.

Um comentário:

  1. Livros educativos que despertem o interesse das crianças pelo aprendizado também é uma boa

    ResponderExcluir