Os acionistas da Bovespa Holding têm mais motivos para comemorar a fusão com a Bolsa de Mercadorias e Futuros S.A., além do fato de que passarão a ser sócios da terceira maior bolsa de valores do mundo – e a segunda maior das Américas. Eles também conseguiram, na negociação, um prêmio por seus papéis. Baseado no fechamento dos papéis de ambas nesta terça-feira (26/3), a Bovespa vale 548 milhões de reais a mais que a BM&F. O prêmio em dinheiro que os detentores de papéis da Bovespa receberão, porém, é de 1,24 bilhão de reais – 2,3 vezes maior.
A Bovespa fechou o pregão com valor de mercado de 17,529 bilhões de reais, ante 16,891 bilhões da BM&F. O modelo de fusão anunciado na noite desta terça-feira prevê a criação de uma companhia batizada, por ora, de Nova Bolsa. Os acionistas receberão uma ação da Nova Bolsa para cada papel atual da Bovespa e da BM&F. Os acionistas da Bovespa receberão, ainda, 1,7582 real por ação.
Relatório da área de pesquisa do Banco Itaú afirma que a estruturação do acordo, com um prêmio maior para os acionistas da Bovespa, visa à criação de “goodwill”, termo em inglês para a contabilização, nos balanços financeiros, de ganhos gerados pela compra de ativos por um valor maior que o contábil, ou de bens intangíveis, como marcas e potencial de valorização do negócio. O banco acrescenta que as ações da Nova Bolsa deverão ser negociadas com um desconto de 3,5% a 20,4% em relação aos papéis das principais bolsas do mundo.
As primeiras reações aos termos da fusão foram positivas. A Nova Bolsa nascerá com um valor de mercado estimado entre 31 e 34 bilhões de reais, conforme os cálculos dos analistas. Além disso, as ações da Bovespa deverão apresentar maior alta que as da BM&F até a conclusão da fusão – que ainda precisa da aprovação dos respectivos acionistas e dos órgãos reguladores. “Acreditamos que as ações da Bovespa Holding tenderão a ter valorização maior que as da BM&F”, afirma relatório da corretora SLW.
A expectativa deu sinais de que pode se confirmar. No pregão desta quarta-feira (26/3), as ações ordinárias da Bovespa (BOVH3) fecharam em alta de 5,63%, negociadas a 26,25 reais. As da BM&F (BMEF3) recuaram 1,67%, a 16,52 reais. Enquanto isso, o Ibovespa, principal indicador do pregão, encerrou o dia em alta de 0,30%, a 61.415 pontos.
Fonte: Exame
Nenhum comentário:
Postar um comentário