Depois de conversar com vários profissionais experientes e de reputação comprovada, além de ouvir pareceres de novos investidores que tiveram a oportunidade de participar deste encontro, cheguei a algumas conclusões e questionamentos:
1- do feedback passado pelos mais novos, percebi que trata-se de um evento sem a menor expressão, onde, segundo palavras dos mesmos, o nível dos palestrantes deixava a desejar, e o objetivo maior dos expositores era angariar clientes, mesmo que às custas de falarem mal de terceiros, sempre enfatizando a qualidade de seus serviços em detrimento dos outros (isto quando não atacavam diretamente seus concorrentes)
2- da parte de renomados analistas, nenhum manifestou interesse em fazer parte deste encontro. Houve um amigo que declinou a dois convites de maneira polida, argumentando que não tinha espaço em sua agenda. Afinal, alguém viu a presença de um Mauro Halfeld, da Miriam Leitão, Carlos Sardenberg, ou Joelmir Beting, Luis Nassif, Stephen Kanitz... ? Então quais foram os ilustres palestrantes que abrilhantaram a festa?
3- se esta feira para tratar de "investimentos" era aberta ao público, quanto será que ganharam os candidatos a palestrantes, além de alguma visibilidade (restrita aos presentes) e a chance de inflarem um pouco mais seus elevados egos?
Nada mais chega a ser surpreendente quando ditos "professores" se prestam agora a oferecer cursos de graça! O que ganham com isso? Nem mesmo para cobrar um quilo em alimentos não-perecíveis? Assim, ao menos poderiam ajudar os mais necessitados. Será que seus conhecimentos (e capacidade de transmití-los) valem tão pouco assim?
Para finalizar, vou anexar um artigo de Stephen Kanitz - que já teve vários trechos de suas ótimas matérias publicadas no Monitor Financeiro - e trata exatamente deste assunto: a escolha de bons palestrantes e sua importância para o sucesso dos eventos.
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Como Escolher Bons Palestrantes
Bons palestrantes podem ser a diferença entre um evento bem sucedido ou não. Nos Estados Unidos, palestrantes chave sâo chamados de key note speaker, o que significa que ele dará o tom para todo o resto do evento.
Vale a pena escolher meticulosamente os palestrantes que darão o tom inicial ao seu evento porque ele pode criar um clima de aceitação favorável aos palestrantes seguintes e às mensagens que se deseja transmitir.
Palestrantes amadores e inexperientes no início de seu evento podem jogar por terra toda a programação do dia.
Histórico de comprometimento e pontualidade
Este é um critério que poucos pensam em verificar, famosos palestrantes que chegam atrasados de nada servem.
Trinta por cento dos palestrantes que aceitam palestras sem remuneração, acabam cancelando. A porcentagem para políticos e ministros é sensivelmente maior.
Um publicitário pode achar interessante fazer uma palestra promocional. Porém, se na véspera seu principal cliente o convocar, adeus compromissos com clientes em potencial.
A regra de bolso nesta área é contratar alguém que costuma realizar pelo menos 30 palestras ao ano. Estes têm um nome a zelar.
Palestras para grandes públicos requerem preparação contínua e prática constante. Como um bom cirurgião. Cirurgiões eventuais só mesmo para os corajosos.
Autenticidade
Bons palestrantes falam do coração. Eles próprios pesquisaram o assunto no mercado, não em livros acadêmicos. Reengenharia descrita pelo seu inventor é uma palestra fantástica, bem diferente da de quem simplesmente aprendeu o assunto ou copiou.
Organização
Boas palestras são cuidadosamente preparadas. Não é uma ofensa pedir com um mês de antecedência o esboço ou a cópia das transparências. Palestras de improviso são sempre mais arriscadas, às vezes são brilhantes, outras vezes um desastre.
Avalie a organização de seus palestrantes desde o seu primeiro contato com eles, pois esta será uma boa indicação do que poderá ocorrer no dia do evento.
Senso de humor
A platéia não é de ferro. Bons palestrantes sabem como ninguém intercalar um assunto sério com alguma frase espirituosa, sempre no contexto, dando à palestra uma sequência agradável.
Talento
Fazer uma boa palestra requer talento, treinamento e muita prática, como em qualquer profissão. Muitos talentos agraciados com o Prêmio Nobel são péssimos palestrantes. Por isso, bons palestrantes são difíceis de se achar.
Henry Kissinger cobra US$ 80.000 por palestra, Tom Peters US$ 50.000. Eles são capazes de salvar um evento mal organizado - comida sofrível, atraso nas bagagens e noites mal dormidas. O contrário infelizmente não ocorre : o melhor hotel, a melhor organização não salva uma palestra mal dada.
Finalmente, peça uma avaliação de um evento anterior do palestrante a ser contratado. Bons palestrantes recebem esses relatórios rotineiramente, e terão prazer em lhe ceder uma cópia.
Stephen Kanitz
Eu moro em Porto Alegre e comentei com minha mulher exatamente sobre isso: a tal feira foi composta exclusivamente por autores (de livros com teorias duvidosas) e corretoras querendo angariar vendas ou clientes.
ResponderExcluirA propósito, muito bom o blog.
Abraço
Samuel
Samuel,
ResponderExcluirObrigado pela visita e incentivo.
Eu que sou admirador de sua maneira de escrever e posicionamento sempre fiel aos acontecimentos. Por isso seu link foi incluido entre meus favoritos. Desde que idealizei o Monitor dos Blogs, recebo cobranças para criar também o meu espaço pessoal e estou tentando.
Pelo pequena experiência que tenho em mercado, ainda conto com a ajuda de alguns amigos, mas não meço esforços em publicar as postagens com o material disponível, ainda que com pouco tempo que sobra por estar comprometido com os estudos. Nos finais de semana ainda consigo atualizar alguma coisa.
um abraço
Lauro
Eu sempre dou uma olhada por aqui, o approach fundamentalista é o mesmo em que me baseio.
ResponderExcluirAbraço e sucesso
Samuel
Caros,
ResponderExcluirO valor do conhecimento não esta em quanto se paga por uma palestra mas pelo conteúdo apresentado.
As palestras da Expo Money são proferidas por especialistas como Didi, Fausto de Arruda Botelho, Jurandir Sell Macedo, Leandro Ruschel, Gustavo Cerbasi, Parddal, Delfin Neto entre outros, logo acredito que os mesmos tem credênciais em qualquer mercado e certamente podem contribuir para o melhor entendimento do público sobre o mercado de capitais brasileiro. Os nomes dos ilustres citados inviabilizam o modelo gratuito do evento ao público.
Quanto aos expositores do evento, gostaria que ressaltar que como qualquer outro negócio, tem sempre alguém querendo vender algo, logo só compra quem quer. Fico a disposição, pois críticas como esta servem para avaliar e corrigir nossas ações futuras. Muito obrigado! Robert Dannenberg - Presidente e idealizador do Expo Money
Prezado Sr. Robert,
ResponderExcluirAgradeço sua resposta, muito bem colocada e elegante, em defesa de sua posição como idealizador da Expomoney.
Fico honrado por considerar minha mensagem construtiva, tendo sido este um dos objetivos da mesma. O texto transmite apenas opiniões colhidas, de pessoas próximas, que chegaram a meu conhecimento, e acho extremamente válido que o Sr. também tome ciência delas.
Concordo que o valor do conhecimento não se mede pelo quanto se vende, mas pelo preço que o mercado se dispõe a pagar.
Os nomes dos palestrantes são mesmo familiares, e justificam o conceito de uma feira gratuita aberta ao público, embora o encontro não tenha sido restrito apenas a estes que foram citados (vide o artigo do Kanitz).
Lamento se alguma injustiça foi cometida. Eu apenas procurei traduzir com fidelidade a impressão passada por visitantes das feiras.
Em outra oportunidade tentarei me programar para assistí-la e, assim, emitir minhas próprias impressões.
Att
Lauro Bonfim
Caro Sr. Lauro,
ResponderExcluirObrigado pelos novos comentários. Ficarei muito feliz em lhe receber em algum de nossos eventos em 2008, onde poderemos nos conhecer pessoalmente.
Abraços e parabéns pelo seu blog
Robert Dannenberg
Se me permitem opinar, eu diria ao Sr. Robert Danneberg, na qualidade de um modesto visitante do evento aqui em Poa, que mesmo diante da inviabilidade de proceder o evento gratuitamente com os supra citados, creio ser possível levar ao conhecimento do público outros bons palestrantes (pelo menos melhores do que os que estiveram na ExpoMoney Porto Alegre desse ano).
ResponderExcluirO próprio Lauro é um exemplo, bem como outros bloguistas como Master Chief, Seagull e Bancotario.
Abraço
Sr. Robert,
ResponderExcluireu que agradeço sua consideração, demonstando todo o comprometimento em elevar cada vez mais a qualidade de sua proposta.
Não sou de Porto Alegre, o que dificultaria minha visita à exposição. Ainda assim, espero oportunamente poder conhecê-lo, por ficar claro tratar-se de uma pessoa do mais alto valor.
Lamento a forma como foi criada esta polêmica. O episódio não deveria ter tomado tamanhas proporções, o que foi alimentado por interferência de terceiros com interesses duvidosos e reputação questionável.
Deixo meu abraço, e o sincero desejo de que sua idealização obtenha todo o sucesso que o Sr. faz por merecer.
Ao meu bom amigo virtual, Samuel, fico lisonjeado com a deferência, mas sou consciente de que não teria o que agregar neste momento, estando mais para um mero estudioso espectador de conferencistas mais talhados como você mesmo.
um grande abraço e muito obrigado
Lauro
Caro Sr. Samuel e Lauro,
ResponderExcluirObrigado pelas recomendações. Todos os palestrantes dos eventos Expo Money são selecionados por profissionais do mercado, com muitos anos de experiência e comprovada expertise e conhecimento dos temas apresentados. Desta forma, conseguimos levar, ao público em geral, um vasto leque de informações. Acredito que os palestrantes envolvidos com nosso evento de Porto Alegre deste ano estão entre os melhores do Brasil. Para conferir sugiro visitar http://www.expomoney.com.br/rs2007/pal.asp onde temos a grade completa de temas e palestrantes. Desde de já o meu muito obrigado pelas críticas construtivas, afinal sempre podemos aprender algo com nossos participantes. Um grande abraço a todos, Robert Dannenberg